Moradores capturam Jaguatirica em Melo Franco

A onça comeu várias galinhas, patos, ganços e outros bichos de criação doméstica

O animal foi capturado na manhã de hoje, em um condomínio na região de Melo Franco, em Brumadinho. A jaguatirica chegou a atacou vários animais domésticos em casas da região.

Segundo os moradores, desde o rompimento da barragem da Vale, em Córrego do Feijão, no ano passado, tem sido frequentes o aparecimento de animais selvagens na região, principalmente onças. Eles relatam várias perdas de animais, como galinhas, patos, gansos e outros bichos de criação doméstica.

Ainda de acordo com os moradores, a invasão desses animais em residências, é consequência da destruição do habitat natural deles, provocado pelo rompimento da barragem.

Nós procuramos a Vale para falar sobre o assunto. Em nota, a empresa informou que atendeu ao pedido da comunidade, que resgatou o animal e cuidou transporte e soltura adequada em uma área protegida, considerando que o animal está em bom estado de saúde e apto a reinserção em ambiente natural. A ação foi comunicada aos órgãos ambientais.


A empresa disse também que possui uma Fazenda Abrigo de Fauna em Brumadinho e que já recebeu cerca de 1.400 animais desde a tragédia. Alguns delesta, animais silvestres, foram tratados e voltaram a ser soltos em seus habitats naturais.