Moradores de Brumadinho vivem o drama diário da falta de Água

No último dia 1º de janeiro, a Copasa aumentou os valores das contas de água e esgoto em 4,21%

Brumadinho é responsável pelo abastecimento de água de aproximadamente 35% da região Metropolitana de Belo Horizonte. Mas, moradores do próprio município vivem diariamente as consequências da falta de água nas torneiras de suas residências.

Dezenas de bairros e comunidades do interior são afetados com desabastecimento. Em alguns pontos, moradores relatam que já ficaram até uma semana sem água. O drama é maior para quem tem pequenos reservatórios ou nenhum.

“Ninguém aguenta mais essa situação. Já não sabemos mais a quem recorrer. Copasa sempre com a mesma resposta. Culpa a concessionária de energia, culpa a chuva. Ou culpa a falta dela. E infelizmente todos os dias temos que conviver com isso. A prefeitura também não movimenta com nada. Enfim, estamos todos abandonados a própria sorte”, desabafa uma moradora.

No bairro São Conrado, por exemplo, uma outra moradora explica que a situação tem sido corriqueira também. “Não importa mais se é no período da seca ou chuvoso. Aqui falta água quase todos os dia. Em pleno sábado, nós não temos água pra nada, nem para cozinhar. Muito menos para limpar uma casa, lavar uma roupa. Brumadinho não aguenta mais isso” ressalta.

O jornal Folha de Brumadinho procurou novamente a Copasa para falar da situação no município. Em nota, a empresa informou que, em razão de manutenção operacional, o abastecimento em Brumadinho está apresentando intermitência desde a última quinta-feira, 4. E que a previsão de normalização do fornecimento ocorra, de forma gradativa, no decorrer da madrugada deste domingo, 7. A empresa destacou ainda que, até a normalização total, o abastecimento será reforçado por meio de caminhão pipa. 

No último dia 1º de janeiro, a Copasa aumentou os valores das contas de água e esgoto em 4,21%. O reajuste das tarifas foi autorizado pelo governo de Minas.