Obra da Vale causa impactos na região de Conceição de Itaguá

Após o temporal de ontem a tarde, a água barrenta inundou sítios e destruiu os acessos as propriedades

Moradores do Distrito de Conceição de Itaguá foram surpreendidos na tarde dessa segunda-feira, 14, com uma avalanche de lama que atingiu algumas propriedades da região. Os problemas teriam sido causados por uma obra da mineradora Vale, que está construindo a adutora de captação de água no Rio Paraopeba.

Após o temporal de ontem a tarde, a água barrenta inundou sítios e destruiu os acessos as propriedades, provocando uma série de prejuízos. Moradores culpam a Vale pelos danos causados e pedem providências urgentes das autoridades a respeito da situação. Os donos dos imóveis afirmam que, além dos impactos causados no dia a dia, com o movimento de maquinário, quando chove a situação piora ainda mais.

Essa obra é a última etapa da construção da adutora que vai levar água do Rio Paraopeba até o sistema Rio Manso, da Copasa. Nesse trecho, são aproximadamente 3,5km de extensão e a previsão é que a obra seja entregue em dezembro deste ano.

O jornal Folha de Brumadinho entrou em contato a Vale para falar sobre os impactos da obra na região. Em nota, a empresa esclareceu que suas equipes estão atuando para minimizar os impactos às obras da nova captação, causados pelas fortes chuvas que atingiram a região nesta segunda-feira, e que está realizando vistorias detalhadas para mitigar possíveis novos eventos advindos das chuvas. A mineradora informou ainda que segue empenhada em cumprir todos os compromissos assumidos, buscando gerar o mínimo de transtorno possível à população impactada com as obras e ao meio ambiente.

Procurada, a prefeitura de Brumadinho ainda não comentou sobre o caso e nem se a obra segue as exigências ambientais.