Quase 100% de Brumadinho está sem água potável

A previsão é que o abastecimento seja restabelecido a partir da noite de hoje, dia 11

Além dos alagamentos e os transtornos causados pelas chuvas dos últimos dias, moradores de Brumadinho vivem o drama de não terem água para beber e fazerem as necessidades básicas. Quase 100% da cidade já não tem mais água potável. O Sistema Águas Claras, que faz a captação e tratamento de água, foi atingido pela enxurrada.

Segundo a Defesa Civil de Brumadinho, a grande dificuldade neste momento é com a chegada dos produtos que fazem o tratamento de água. Os caminhões não conseguem acesso a estação, devido ao alagamento da região central de Brumadinho e vários pontos de acesso.

Vários questionamentos chegam a todo o momento em nossa redação, relatando o descaso da Copasa e das autoridades sobre a situação. Questionamos a Defesa Civil sobre uma ação emergencial, inclusive com o uso de aeronaves, mas o órgão disse que as condições climáticas também dificultam os sobrevoos.

O jornal Folha de Brumadinho conversou na tarde de hoje com a Vereadora Alessandra do Bramado, do Cidadania, sobre os questionamentos feitos à Copasa. “Nós estamos cobrando da empresa o tempo todo uma solução sobre o desabastecimento em Brumadinho. A Copasa trata com descaso os moradores do município. Sabemos que a situação é caótica em várias regiões, mas a empresa deixou de fazer obras importantes na cidade. Hoje, Brumadinho poderia estar sendo abastecida com a água do sistema Rio Manso. A obra custaria apenas 1,5 milhão de reais. Infelizmente a Copasa não fez”, explicou Alessandra.

Em todo o território de Brumadinho, apenas parte do Distrito de Conceição de Itaguá recebe água do sistema Rio Manso.

Em nota à imprensa, a Copasa informou que, devido à inundação do sistema de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Aurora, do ribeirão Águas Claras, em Brumadinho, o abastecimento está interrompido desde sábado, 8. Técnicos da Companhia trabalham ininterruptamente na retomada da operação do sistema para que o restabelecimento do abastecimento na cidade ocorra o mais breve possível.

A previsão é que o abastecimento seja restabelecido a partir da noite de hoje, dia 11. Mas, o fornecimento de água pode levar dias para ser totalmente normalizado.