Rio Paraopeba volta a subir e Brumadinho entra em alerta

nas últimas 12 horas, o rio subiu mais 1 metro, chegando a 3.24 metros da calha

Atualização de momento:

O grande volume de chuva que atinge Brumadinho e região nas últimas horas, elevou o volume de água do Rio Paraopeba. Segundo a Defesa Civil Municipal, nas últimas 12 horas, o rio subiu mais 1 metro, chegando a 3.24 metros da calha.

Em Belo Vale, entre ontem e hoje, o Rio Paraopeba subiu 1,88 metros. A expectativa é que ele continue subindo nas próximas horas, já que o volume de água que caiu na cabeceira do rio, nas regiões de Jeceaba, Congonhas e Conselheiro Lafaiete demora em torno de até 24 horas para atingir a área central de Brumadinho.

Diante do volume de chuvas das últimas horas e a previsão para os próximos dias, o município de Brumadinho entra em estado de alerta. A Defesa Civil Municipal pede muita atenção aos moradores ribeirinhos. O órgão informou ainda, que apesar do grande volume de chuva, a situação ainda está sob controle, já que para causar inundações, o rio precisa atingir 5.40 metros da calha.

Somente nos 7 primeiros dias do mês, já choveu cerca de 200 milímetros, mais da metade do esperado para janeiro, que é de 380 milímetros. A previsão dos meteorologistas para esta sexta-feira e sábado, é de um volume acumulado aproximado de 150 milímetros.

Foto: Lucas Lara/Defesa Civil de Brumadinho