Santa Fé anuncia fim da linha Aranha/BH

Criada em 2014, empresa alega que a baixa demanda não cobre os custos operacionais

A empresa Santa Fé Transportes, que detém a concessão pública de transporte metropolitano, de itinerários ligando todo interior de Brumadinho à capital mineira, confirmou a interrupção da circulação da linha 3944, Aranha/Belo Horizonte. A linha foi criada em 2014 e atendia diversas comunidades, principalmente do Distrito de Aranha, reduzindo pela metade, o tempo de percurso de quem precisava ir até ao centro de Belo Horizonte.

Com o fim da linha, usuários temem pela piora na qualidade do transporte na região, já que outras linhas estão sobrecarregadas. A situação do transporte na região piorou desde o início da pandemia, devido a retirada de muitos horários. Hoje, a empresa Santa Fé opera pelo menos outras 3 rotas de ligação à Belo Horizonte, com saídas de Suzana, Córrego Ferreira e Casa Branca.

Recentemente a empresa foi alvo de inúmeras reclamações no DER-MG – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem. Em resposta a usuários, o DER-MG informou que o consórcio responsável foi autuado e que mantém a fiscalização nos ônibus.

Sobre o fim da linha 3944, Aranha /Belo Horizonte, a Santa Fé alegou ao jornal Folha de Brumadinho, que a linha opera abaixo de sua capacidade e que a demanda de passageiros não paga os custos operacionais.

Procuramos também a Setop – a Secretaria de Estado de Transportes e obras Públicas de Minas Gerais, que regularmenta o transporte rodoviário intermunicipal, mas até o fechamento desta reportagem, não tivemos retorno.