Simulado da Vale causa apreensão entre moradores

Segundo a empresa e a Defesa Civil de Brumadinho, a ação será feito em atendimento à resolução 51 da ANM

A Vale e as Defesas Civis Municipal e Estadual irão realizar nesta sexta-feira, 18, às 10h, um simulado na mina Serrinha, localizada no alto da serra da Moeda, em Piedade do Paraopeba. No local existe uma pequena barragem de contenção da mineradora.

Segundo o próprio comunicado divulgado em conjunto pela Vale e a Defesa Civil de Brumadinho, o simulado será feito em atendimento à resolução 51 da ANM – Agência Nacional de Mineração – instrução técnica 01/2021 da Defesa Civil Estadual, visando dar efetividade às ações previstas no (PAEBM) Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração. Durante o simulado, haverá operação assistida com equipes na estrada de acesso ao município, mas a via não será interditada. A ação cuasou apreensão entre os moradores da região.

Eles cobram transparência da empresa e da Defesa Civil Municipal. Segundo eles, a ações são feitas sem ampla divulgação e sem envolver a população local. Um dos representantes da ONG Abrace a Serra da Moeda, Cleverson Vidigal, contesta a realização do simulado sem a participação dos moradores da região. “Estamos falando de uma região densamente povoada e principalmente pelo fato da estrada localizada ao lado da barragem estar sendo usada por toda a população da região, uma vez que o acesso pelo Topo do Mundo continua fechado. Nós exigimos clareza nas ações desenvolvidas em nosso território e não vamos permitir que a empresa ou qualquer outro órgão libere a reativação dessa mina. Vamos continuar lutando pela preservação e a segurança hídrica no nosso município” afirma.

Procuradas, a Vale e a Defesa Civil de Brumadinho informaram que o simulado é interno e que segue o cumprimento da legislação vigente sobre barragens. Ainda de acordo com os envolvidos, como não há moradores na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Serrinha, não será necessário a participação da comunidade local.

A Vale adquiriu em 2019 a área de cava da mina Serrinha, que pertencia a mineradora Ferrous. O local está desativado, mas vem sendo motivo de manifestações contrárias à reativação da mina há mais de 10 anos. Ao lado da cava existe a maior nascente da Encosta da Serra da Moeda, Mãe d’água, que abastece várias comunidades, e está dentro do Monumento Natural Mãe d’água, protegido pelo Decreto-Lei nº 059/2013, em vigor por força de uma liminar. A ONG Abrace a Serra da Moeda e ambientalistas reivindicam que o Poder público Municipal revogue o Decreto 138/2013, que reduziu a área do Monumento.