Empreendedores do turismo podem pleitear microcrédito até 23 de julho

A previsão é atender entre 40 e 50 empresários locais, com financiamentos de 4 mil até 30 mil reais

Até o dia 23 de julho, empreendedores do setor do turismo de Brumadinho podem se inscrever na Chamada de Microcrédito 2023. A iniciativa – que integra o Programa de Fomento do Turismo Sustentável, desenvolvido pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra – vai destinar recursos de R$ 4 mil a R$ 30 mil reais para negócios do município. A previsão é atender entre 40 e 50 empresários locais interessados em adquirir financiamento para estruturar ou expandir suas atividades. 

Podem solicitar o microcrédito, negócios formais ou em processo de formalização, que estejam sediados em Brumadinho e que atuem no setor do turismo. Empreendimentos em processo de formalização selecionados na Chamada deverão concluir a formalização para ter acesso ao recurso do empréstimo. O objetivo é contribuir para a diversificação econômica, a geração de emprego e renda e o fortalecimento da cadeia produtiva ligada ao turismo. 

Os empréstimos serão desembolsados de uma só vez por meio de crédito em conta corrente e o pagamento será dividido em seis parcelas mensais. A taxa de juros cobrada será de 1% ao mês e, no caso de atraso no pagamento de qualquer parcela, haverá cobrança de multa de 2% sobre o valor em aberto. Todo o processo será acompanhado pela Bemtevi, empresa especializada no ramo, parceira do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho.

Para pleitear os recursos, os interessados devem preencher formulário disponível em turismobrumadinho.com/microcredito , com informações sobre o negócio, sua atuação dentro da cadeia produtiva da região e como pretende utilizar os recursos solicitados.

Os detalhes sobre elegibilidade, critérios de seleção, cronograma e etapas do processo seletivo podem ser consultados aqui.

Créditos: Foto: Marcelo Belém – Instituto Rede Terra