Projeto Retrato inaugura instalações artísticas urbanas em Brumadinho

Ação exibe o resultado das oficinas realizadas entre maio e julho de 2023

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Horus Planejamento e Gestão, o Projeto Retrato inaugura instalações artísticas urbanas em Brumadinho, Congonhas e Ouro Branco. A ação é resultado das oficinas de fotografia realizadas nessas cidades entre maio e julho e reúne uma seleção de registros fotográficos produzidos pelos 30 participantes do projeto.

Pensando em resgatar a fotografia no campo afetivo, em valorizar os saberes e culturas tradicionais, e ainda em dar visibilidade ao patrimônio de cidades do interior de Minas Gerais, o projeto buscou oportunizar o saber artístico e profissional da arte da fotografia para que os jovens participantes pudessem, a partir dos seus olhares, retratar riquezas de suas cidades.

“A ideia foi proporcionar formação, provocar novos e mais sensíveis olhares para o cotidiano dos alunos e colocar a arte na rua. Quem passar pelas instalações certamente terá a oportunidade de se reconhecer e reconhecer a cidade no conjunto de fotos em exposição. É um repertório rico, diverso e bem plural produzido pelos alunos através de câmeras de aparelho celular”, afirma Edson Filho, Coordenador do projeto.

Das intervenções nas ruas para a internet
Construídas a partir de registros realizados pela ótica de cada um dos alunos e de apurada curadoria, as instalações artísticas feitas com lambe lambe em espaços urbanos nas cidades de Brumadinho, Congonhas e Ouro branco ficam expostas até o final de setembro.

Em Brumadinho, a instalação será realizada no dia 27 de agosto, às 16h, na Rua Quintino Bocaiúva, no Centro (em frente à Rodoviária).

Mas, as ações do projeto não param por aí. Pensando na ampliação do acesso à arte, o projeto inaugura em 04 de setembro sua Exposição Virtual – um espaço ainda mais plural onde cada visitante terá acesso a um panorama sobre a relação entre comunidades do interior de Minas Gerias e as paisagens em que estão inseridas e suas potências. A galeria virtual poderá ser acessada através do endereço eletrônico www.projetoretrato.com.br

O projeto Retrato (Pronac 212551) é viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura, tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho e realização da Horus Planejamento e Gestão, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:
Link do projeto:
Exposição Virtual | www.projetoretrato.com.br
Instagram | @retrato_projeto