MP determina fechamento total da estrada do ‘Topo do Mundo’

Mesmo após a interdição pela Defesa Civil de Brumadinho, vários motoristas ainda continuavam passando pelo local, inclusive caminhões

O Ministério Público Estadual determinou à Prefeitura de Brumadinho, o fechamento total da estrada Municipal Nair Martins Drumond, do ‘Topo do Mundo’. Na manhã desta terça-feira, 26, equipes do Setransb tiveram que bloquear o trecho novamente com terra e manilhas. O trânsito no local havia sido interrompido no dia 8 de janeiro deste ano, quando uma avalanche de terra desceu sobre a estrada, interditando totalmente o tráfego de veículos e matando 5 pessoas da mesma família.

Eles passavam pelo trecho, depois de pegarem um desvio pela região, em virtude do fechamento da BR-040, após o rompimento de um dique lisa e o transbordamento de uma pequena barragem de sedimentos da mineradora Vallourec. O casal e os dois filhos estavam a caminho do aeroporto de Confins, onde iriam fazer uma viagem para Mato Grosso, local em que moravam. O motorista do carro, que era primo da família, também morreu. Além das mortes, a avalanche de terra causou a destruição de uma casa dentro do Condomínio Retiro do Chalé.

Mesmo após a interdição pela Defesa Civil de Brumadinho, vários motoristas ainda continuavam passando pelo local, inclusive caminhões. No início de abril, uma audiência de mediação foi realizada entre o Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Brumadinho, Vale e Condomínio Retiro do Chalé para definirem o cronograma de entrega do projeto das obras de recuperação da estrada Nair Drumond.

Durante o encontro, o Ministério Público solicitou à Vale um plano de ação sobre projetos e execução da obra. A empresa se comprometeu a entregar até o próximo dia 30 de abril, um laudo técnico atestando a atual condição do terreno que desabou, além das datas e cronogramas de início e andamento das obras. Após essa data, a prefeitura terá 15 dias para aprovação do projeto.

Procurada, em nota, a prefeitura disse que foi feito um reforço nas barreiras de interdição, tendo em vista que alguns motoristas estavam burlando os bloqueios. Ainda de acordo com a prefeitura, se aprovado o projeto, a previsão é que as obras no local sejam iniciadas ainda em maio.

Foto: redes sociais