Matas ardem em chamas em Brumadinho

Incêndios criminosos pipocam todos os dias em várias regiões do município

A falta de estrutura, fiscalização e investigação de crimes praticados contra a natureza são cada dia mais comuns em Brumadinho. Incêndios criminosos pipocam todos os dias em várias regiões do município. Quase sempre, os focos de incêndio começam nas mesmas regiões e se alastram sem nenhum controle, destruindo toda a vegetação e deixando prejuízos incalculáveis para a fauna e flora.

Mais um foco de incêndio de grandes proporções começou ontem em Marques e as chamas consomem matas na região. Além disso, vários outros pontos do município também registram focos de incêndio. Para piorar a situação, a Defesa Civil Municipal teve que devolver para a Vale, na semana passada, 3 veículos que ajudavam no deslocamento das equipes pelo município. Os veículos estavam cedidos pela empresa, desde o rompimento da barragem B1, em Córrego do Feijão, em janeiro de 2019. A Vale alega que o período emergencial acabou e que já repassou cerca de 400 mil reais em equipamentos ao município.

A coordenação da Defesa Civil Municipal relata a falta de estrutura e as dificuldades em combater os incêndios. A situação só não é pior, porque o município conta com a ajuda de grupos de brigadistas, que são formados por ONGs e condomínios na região. Mas, devido ao aumento da demanda nos últimos dias, os voluntários alegam falta de efetivo para combater tantos incêndios. Outra dificuldade apontada pelos agentes é a dificuldade de acesso de algumas áreas, com terrenos muito montanhosos.

A própria Defesa Civil afirma também que é preciso intensificar a fiscalização e punir os criminosos que agem tranquilamente no município. Muitos dos incêndio começam em áreas de pastagens e ou em loteamentos da região. Alguns dessas áreas são clandestinas, com desmembramentos de terrenos feitos de forma irregular, impulsionados pelo crescimento desordenado.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre a situação das queimadas no município e a fiscalização. Em nota, o órgão disse que houve um aumento expressivo das equipes de combate aos incêndios e que tem trabalhado intensamente para melhorar as estruturas da Defesa Civil Municipal. Por isso, deve alugar nos próximos dias novos veículos para as equipes e espera receber também do governo de minas, um veículo doado pela Vale. Sobre a fiscalização, a assessoria disse que a prefeitura tem feito um acompanhamento em várias regiões e que conta com o apoio da Polícia Ambiental, mas que o trabalho fica prejudicado devido a extensão do município.