Um verdadeiro “chafariz” pelas ruas

Falta de investimentos adequados e gestão causam desperdícios e falta de água em várias regiões

Frequentemente moradores de diversas regiões do município se deparam com cenas como essas. Redes de água estouradas e muito desperdício, formando verdadeiros chafarizes pelas ruas e estradas do município. Os vazamentos são comuns. Enquanto isso, milhares de pessoas diariamente reclamam da falta de águas nas torneiras.

Investimentos inadequados, obras mal feitas e a falta de um gerenciamento apropriado são apontados como os principais fatores do desabastecimento de água em diversas comunidades do município. As redes são muito rasas e aparecem na superfície, ficando fácil o acesso de vândalos e até mesmo a ruptura causada por veículos. Em alguns pontos, como essas imagens mostram, onde a captação é feita por nascentes, como por exemplo, as regiões de Córrego Ferreira e Palhano, a situação do desperdício é ainda maior.  

A falta de água virou rotina para centenas de famílias em Brumadinho. Na semana passada, o Jornal Folha de Brumadinho publicou uma matéria sobre denúncias de moradores relatando os problemas. Em Candeias, na região de Palhano, a comunidade ficou sem água por pelo menos 3 dias. E quando ela chegou, havia muita sujeira.

Essa é só uma das várias reclamações que chegam semanalmente em nossa redação. O abastecimento de água é um problema antigo no município e já virou tema de audiências públicas, matérias jornalísticas nos principais veículos de imprensa, além de denúncias no Ministério Público.

No contrato estabelecido entre a Prefeitura e a Copasa, em 2008, a empresa já deveria estar realizando o abastecimento total e o tratamento de esgoto em várias localidades do município. Mas, nesses mais de 12 anos, pouco ou quase nada foi feito no município pela companhia. O jornal Folha de Brumadinho voltou a procurar a Prefeitura para falar sobre o assunto. Mas, até o fechamento desta matéria, ninguém havia se pronunciado.