Câmara recebe nova denúncia contra secretário e prefeito

Essa é a 3ª denúncia protocolada na casa em menos de um mês

A Câmara Municipal de Brumadinho recebeu nesta segunda-feira, 21, mais uma denúncia contra o prefeito Nenen da Asa, do PV, e que agora também envolve o atual Secretário Municipal de Governo, Guti da Premoldados Matosinhos, filiado ao PSB, sobre possíveis infrações político-administrativas.

A denúncia, de iniciativa popular, foi oferecida pelo morador de Brumadinho Gilcélio Aparecido Martins, irmão de um dos vereadores considerado da base aliada ao prefeito, Valcir Martins (Rambinho). No documento, Gilcélio elenca uma série de irregularidades que teriam sido praticadas pelo prefeito Nenen da Asa e seu secretário, com o uso da máquina pública.

Trecho da denúncia protocolada

Segundo o denunciante, veículos da prefeitura e funcionários estariam sendo utilizados dentro da empresa Premoldados Matosinhos, que seria de propriedade do secretário de Governo Geraldo Augusto Alves Matosinhos (o Guti). A Câmara deve analisar o teor da denúncia na próxima quinta-feira, 24. Se acatada, uma comissão pode ser aberta para investigar o caso.

Procurada, a Prefeitura de Brumadinho disse que ainda não foi oficializada sobre a denúncia e por isso não vai comentar.

Outras denúncias

No último dia 10, a Câmara Municipal acatou uma outra denúncia contra o prefeito Nenen da Asa, do PV, também sobre infrações político-administrativas. A denúncia de iniciativa popular foi oferecida pelo ex-vice-prefeito de Brumadinho, Breno Carone.

O documento cita diversas irregularidades que, em tese, teriam sido praticadas pelo atual prefeito. Entre elas, possível favorecimento da administração pública a seus familiares, além disso, crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

A Câmara tem 90 dias, contados a partir da aceitação da denúncia, para apresentar um relatório sobre o caso e em seguida determinar ou não, a cassação do prefeito Nenen da Asa. Além disso, a Câmara também instalou uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar uma outra denúncia, desta vez de uma funcionária fantasma que seria lotada na secretaria de governo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Brumadinho