Observatório Social lança App ‘Cidade Inteligente’

Ferramenta busca auxiliar sociedade civil, para que o poder público solucione problemas coletivos

“Faça sua demanda chegar ao Poder Público”! Buraco na rua, ônibus que atrasa, falta de sinalização adequada nas vias, lixo exposto? É assim que o Observatório Social convida a população de Brumadinho para relatar esses e tantos outros problemas ao poder público, por meio de aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no celular. O objetivo é mobilizar uma rede de cidadãos e parceiros para melhorar a cooperação entre sociedade civil e poder público para solucionar demandas coletivas do município.

O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com Universidade de Bologna (UNIBO), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da CAPES, FAPESC e empresas do polo tecnológico de Florianópolis. Trata-se de aplicativo que busca favorecer a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Funciona por big data de dados de organizações públicas e privadas, além dos dados coletados de forma participativa e colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS).

O projeto para a campanha em Brumadinho se iniciou em fevereiro de 2021. O Observatório Social de Brumadinho firmou parcerias com a UDESC, com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e com a Universidade Estadual de Minas Gerais.  Também a Prefeitura Municipal foi procurada pelo Observatório para constituição de fluxo de procedimentos que possa favorecer a interface entre a população e o poder público.

Segundo o Observatório Social de Brumadinho, em breve a organização irá desenvolver campanhas específicas, voltadas para temas como o Acordo Judicial, além de cruzamento de bases de dados da cidade, como consumo de energia elétrica, produção de lixo, tráfego de veículos, acidentes de trânsito, violência urbana, entre outros, gerando assim um mapeamento de demandas a serem tratadas pelo poder público.   “O mérito da plataforma está em fechar o ciclo entre cenários virtuais e reais de uma cidade inteligente, facilitando a governança eletrônica e ampliando o senso de pertencimento dos cidadãos”, afirma o professor Carlos De Rolt, coordenador do projeto que criou o aplicativo.

O lançamento da campanha acontece nesta quinta-feira, 19 de agosto, a partir das 18h, por meio da plataforma on-line, com transmissão ao vivo. Acesse o link: https://youtu.be/elxjoNKuCIk