Portal de 12 milhões de reais é inaugurado em Brumadinho

Um outro pórtico será instalado em Casa Branca, Valor total destinado a construção dos dois espaços é 22,8 milhões de reais

No dia em que o município de Brumadinho completou 85 anos de emancipação política, a prefeitura inaugurou um pórtico na entrada da cidade, que custou mais de 12 milhões de reais. A obra, localizada na MG-040, tem a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e possui um centro de receptivo turístico, área cultural, além de um espaço em homenagem às vítimas da tragédia da Vale, ocorrida em janeiro de 2019, que matou 272 pessoas.

Um outro portal, que também terá a assinatura de Niemeyer, será construído na entrada de Casa Branca e deve ser inaugurado no segundo semestre de 2024. O valor final destinado a construção dos dois espaços totalizam 22,8 milhões de reais e foram repassados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, dinheiro pago como indenização social em virtude do rompimento da barragem B1, da mina Córrego do Feijão.

O Comitê Gestor é formado pela Defensoria Pública da União, o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Região/Minas Gerais e a Avabrum – Associação dos Familiares de Vítimas Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão.

Os primeiros estudos de construção do portal iniciaram ainda em 2010, com Instituto Arte Brasil, quando Oscar Niemeyer era vivo e as discussões foram retomadas no ano passado. A estrutura tem 47 metros de comprimento, 8m de largura e 5,6m de altura.