Portal de 12 milhões de reais passa por reforma, menos de 1 mês após ser inaugurado

Parte do calçamento, meio-fio e da lateral do aterro começou a ceder com a chuva dos últimos dias

A entrega do monumento foi realizada no último dia 17 de dezembro do ano passado, ou seja, há menos de 1 mês. A emblemática obra do Pórtico de Brumadinho, que custou aproximadamente 12 milhões de reais, começou a afundar. Imagens mostram que o calçamento e parte da lateral do aterro, ao lado da estrutura, foram destruídos pelas chuvas.

Nesta sexta-feira, uma equipe de obra estava no local fazendo o reparo da estrutura. Uma manta foi colocada no aterro. Além disso, os técnicos estavam retirando parte do calçamento, meio-fio e refazendo o sistema de escoamento da rede pluvial.

A obra, localizada na MG-040, tem a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e possui um centro de receptivo turístico, área cultural, além de um espaço em homenagem às vítimas da tragédia da Vale, ocorrida em janeiro de 2019, que matou 272 pessoas. A estrutura tem 47 metros de comprimento, 8m de largura e 5,6m de altura.

Um outro portal, que também terá a assinatura de Niemeyer, será construído na entrada de Casa Branca e deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano. O valor final destinado as construções dos dois espaços totalizam 22,8 milhões de reais e foram repassados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, dinheiro pago como indenização social em virtude do rompimento da barragem B1, da mina Córrego do Feijão.

O Comitê Gestor é formado pela Defensoria Pública da União, o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Região/Minas Gerais e a Avabrum – Associação dos Familiares de Vítimas Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão.