Prefeitura invade área de igreja em Palhano

Membros do Conselho Paroquial Comunitário e moradores de Palhano foram surpreendidos nessa terça-feira, 24, quando funcionários ligados à Prefeitura de Brumadinho começaram, sem autorização, a obra de construção de uma capela velório, dentro do terreno que pertence à Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte/Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.

Após tomarem conhecimento da invasão, os representantes da igreja procuraram os envolvidos e pediram imediatamente a paralisação da obra. Segundo relatos de uma das integrantes da Comissão Paroquial Comunitária, Lucilaine Fonseca, o Vereador eleito e recentemente nomeado Secretário de Esportes, Lazer e Eventos, Vanilson dos Santos Porfírio (Geada) foi acionado e compareceu no local. Somente depois de muitas discussões, a obra foi paralisada no final da tarde e uma reunião foi marcada para ontem à noite. Mas, ainda de acordo com os representantes da Igreja, a reunião foi desmarcada poucas horas depois. Mesmo diante do impasse, o encontro foi mantido entre os membros da igreja e a comunidade.

A reunião teve a participação dos representantes da igreja de Palhano, moradores, além do vereador Ivan Egg e do ex-secretário de Meio Ambiente, Hernane Abdon, que falou sobre a doação do terreno e o acordo feito em 2016, junto à empresa Palhano Empreendimentos Imobiliários Ltda. “Na época da aprovação do empreendimento imobiliário, nós reivindicamos uma série de contrapartidas para a região de Palhano, entre elas estava a ampliação da área da igreja, uma vez que a comunidade já tinha a intenção de fazer o projeto da reforma do templo. Nós conversamos com o proprietário e ele cedeu uma área de pouco mais de 1.000m² e fizemos todo o processo de regularização do terreno e entregamos a escritura e toda a documentação para a Mitra”, explicou Hernane.

De acordo a coordenadora da Comissão Paroquial Comunitária, Lucilaine Fonseca, já existe o projeto de ampliação da igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Palhano e por isso é impossível fazer qualquer tipo de construção no local, que não seja exclusivo do projeto da igreja. “Nós batalhamos muito para conquistar essa área. É um espaço limitado. Há anos estamos trabalhando para concretizar esse projeto e estamos angariando recursos para ampliar nossa igreja. Agora não podemos deixar que a área da igreja seja reduzida. Não somos contra a construção da capela velório em Palhano, mas o município já possui outras áreas institucionais na região, que possa realizar a obra. Nossa indignação é a forma como tratam as coisas e o desrespeito com a nossa comunidade”, ressalta Lucilaine.

Uma ata foi lavrada e encaminhada à Prefeitura, além da Arquidiocesana de Belo Horizonte, sobre a reunião de ontem, com membros da comunidade e da igreja, contra qualquer intervenção no local, que não seja referente ao projeto de ampliação e reforma da igreja.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, ninguém quis se pronunciar sobre o fato.

Além da nova área para a igreja de Palhano, a empresa, Palhano Empreendimentos Imobiliários Ltda, doou outras áreas para a instalação do Campo de Futebol, de uma creche, que está sendo construída pela Vale, e o espaço de eventos para a comunidade.