Presidente da Câmara tenta novamente Cassar Gabriel Parreiras

Pela segunda vez, a mesma denúncia é apresentada, baseada numa “live” em que o vereador cobra transparência

O presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Daniel do Brumado, do Partido Cidadania, apresentou novamente, nesta quinta-feira, 11, um pedido de cassação contra o vereador Gabriel Parreiras, do PTB. A denúncia é a mesma oferecida em março deste ano, pelo próprio presidente da casa, denunciando Gabriel Parreiras por “quebra de decoro parlamentar e atuação incompatível com a dignidade da Câmara Municipal de Brumadinho”.

No documento protocolado, Daniel utiliza como prova, uma “live” realizada pelo vereador Gabriel Parreiras, no dia 9 de março deste ano, em que questionou a baixa produtividade da câmara; a perseguição que ele sofre na casa legislativa; e em que ressalta a importância da participação da população nas discussões dos projetos de lei.

De acordo com o vereador Gabriel Parreiras, esses foram os motivos apresentados. “Novamente estou sendo vítima de um processo de cassação, pela segunda vez, de autoria do presidente da casa. Apenas por dizer o que pensava da atuação da casa legislativa. Desde o início do meu mandato estou sendo perseguido por eu fazer exatamente o que exige o mandato de um vereador, FISCALIZAR E LEGISLAR. Continuo com minha cabeça erguida, diante dos meus princípios e daquilo que me propus desde o início da minha campanha”, afirma Gabriel.

Votação a FAVOR da denúncia:

Guilherme Morais, do PV; Geada, do CIDADANIA; Alessandra Do Brumado, do CIDADANIA; Ninho, do PSL; Valcir Rambinho, do PV; Ivam Egg, do PV; Ricardo Da Tejucana, do PSL e a Suplente Maria Emília, que substituiu o presidente da casa na votação.

Votação CONTRA a denúncia:

Jhon Roberto, do PSB e o suplente Caio César do PTB.

Não compareceram na reunião:

Xodó, do PV; Max Barrão, do MDB e Daniel Crentinho, do PSB.

Histórico político na atual legislatura

No início do mês de março, o Jornal Folha de Brumadinho já havia publicado uma matéria, em que o vereador Gabriel Parreiras, considerado de oposição ao atual governo do prefeito Nenen da Asa, foi deixado de lado e impedido de participar das comissões da Câmara Municipal de Brumadinho. O vereador eleito para seu primeiro mandato, ficou de fora das comissões que têm 24 vagas no total, sendo 12 titulares e 12 suplentes.

A Câmara possui 4 comissões permanentes, onde são analisados todos os projetos de leis propostos pelos vereadores, antes que eles sejam votados em plenário. A participação, que deveria ser democrática e técnica/política, parece ser um jogo de cartas marcadas, já que a presidência da Câmara é comandada pelo vereador Daniel do Brumado, do Cidadania, um dos principais aliados políticos do atual prefeito.

Comissão da Câmara que analisará a denúncia:

Vereador Henerson Rodrigues de Faria – Ninho, (do PSL) – Presidente
Vereadora Alessandra do Brumado (CIDADANIA) – Relatora
Vereador Vanilson dos Santos Porfírio – Geada (CIDADANIA) – Membro

Essa Comissão Processante analisará a denúncia, bem como a defesa do denunciado e emitirá seu parecer. Em seguida, o caso irá à votação no plenário da Câmara.