Reativação do Conselho Municipal renova esperança para fortalecer as Mulheres

Objtivo é melhorar as condições de vida, trabalho, mobilidade urbana e enfrentamento à violência.

No dia em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, representantes da sociedade civil e de Movimentos de Mulheres de Brumadinho chamam a atenção para a mobilização e unidade em torno da causa dos direitos das mulheres. A falta de políticas públicas direcionadas especificamente ao público feminino é apontada como o principal fator do preconceito, da desvalorização e da violência contra as mulheres.

Apesar de ter sido criado em 2003, por meio da Lei Municipal 1.368, como órgão colegiado, consultivo, deliberativo, normativo e orientador das políticas públicas de apoio e defesa da mulher, o Conselho Municipal estava desativado há anos. E com o objetivo de restabelecer este importante instrumento de luta, um grupo de aproximadamente 60 mulheres se organizou para reativar o órgão e discutir e propor ações para fortalecer a mulher no território municipal. O documento original foi entregue no ano passado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com diversas assinaturas.

A iniciativa teve início ainda em agosto do ano passado, no primeiro Fórum das Mulheres e contou também com o apoio do Observatório Social de Brumadinho e da Ampare – Associação para Inclusão de Mulheres e Pessoas com Deficiência.

Uma das principais lideranças do movimento das mulheres, Leice Garcia, do Observatório Social de Brumadinho, fala da importância de reativação do Conselho Municipal da Mulher. Ele é fundamental para nosso município, principalmente neste momento em que registramos dados alarmantes de violência e de desrespeito contra a mulher. O observatório Social de Brumadinho, juntamente com o Movimento das Mulheres vem trabalhando para reativar o Conselho de forma mais participativa. Precisamos envolver toda a sociedade, inclusive com a participação dos homens. Nós queremos uma participação mais adequada e a valorização das mulheres na sociedade. Essa é uma discussão a nível mundial. Por isso, convidamos toda a sociedade brumadinhense para esse importante debate”, ressalta.

A reativação do Conselho Municipal da Mulher busca melhorar as condições de vida, trabalho, mobilidade urbana e enfrentamento à violência. A falta de uma rede especializada de atendimento, a articulação entre as instituições e o poder municipal ajuda a criar condições desfavoráveis as mulheres, que sofrem com a violência em seu cotidiano, impedindo a proteção necessária.

Os casos mais recentes de violência contra a mulher mostram a necessidade urgente de reativação do conselho e revisão da lei para atualizar e adequar à realidade do município de Brumadinho.

A assembleia para a eleição do Conselho Municipal da Mulher acontecerá no próximo dia 27 de março, na Câmara Municipal, entre 16h e 20horas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de março.

Mais informações pelo telefone da Casa dos Conselhos: 31 3571-1639