Urgente: Operação aponta irregularidades e ligação de políticos das cidades de Contagem e Brumadinho

Segundo as investigações, o grupo operava empresas que administravam o aterro sanitário, em um esquema de fraude à licitação

Uma operação contra uma associação criminosa foi desencadeada na manhã desta sexta-feira, 6, em Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, a 24ª Promotoria de Justiça de Contagem, cumpre seis mandados de prisão e nove de busca e apreensão contra ex-secretários, empresários e vereador.

De acordo com o MPMG, dois ex-secretários foram presos, sendo que um deles, atualmente, é vereador. O outro preso, temporariamente, é um empresário.
Os demais alvos, conforme a 24ª Promotoria de Justiça de Contagem, estão foragidos.

Ainda segundo as investigações, o grupo operava empresas que administravam o aterro sanitário, em um esquema de fraude à licitação. A Prefeitura de Contagem teria contratado a empresa Sobrado Sociedade Mineira de Obras LTDA, no ano de 2017, para prestar os serviços de administração, operacionalização, manutenção e ampliação do aterro sanitário de Contagem. “A contratação da empresa foi feita sem licitação, com fortes indícios de favorecimento e superfaturamento”, diz a nota do MP.

O MPMG e a Polícia Civil apuraram que a empresa está ligada a políticos influentes das cidades de Brumadinho e Contagem. Ela teria sido contratada logo após o cancelamento da licitação que estava em curso e que visava a contratação de empresa que prestaria serviços relacionados ao aterro sanitário.

Na época, de acordo com o MPMG, o cancelamento da licitação provocou revolta de algumas empresas que participavam do certame. Essas empresas representaram ao MPMG acerca da possível fraude para eliminar a concorrência e beneficiar a empresa investigada.

A operação, denominada de Purgamentum, conta com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Minas Gerais e da Polícia Civil. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados. O jornal Folha de Brumadinho acompanha o caso e em breve trará mais detalhes desta operação.

Fonte: MPMG