Brumadinho já registra mais de 5 mil notificações de casos dengue em 2024

Até agora, 456 pessoas tiveram a confirmação positivas com a doença. Duas mortes estão sendo investigadas

Alarmante. Dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde ao jornal Folha de Brumadinho, nesta terça-feira, 27, apontam que, nos 57 primeiros dias de 2024, Brumadinho já registrou 5.172 notificações de casos de dengue.

Somente em fevereiro foram 3.257 pessoas com sintomas da doença, ou seja, aproximadamente 70% de todas as notificações do ano até agora. Os outros 1.915 casos foram notificados em janeiro deste ano.

Ainda de acordo com a secretaria, até agora, 456 casos foram confirmados positivos. O município ainda espera as análises clínicas sobre a morte de duas pessoas que teriam morrido em decorrência da doença. Sobre as mortes, a assessoria informou que o município realiza a investigação interna, através de prontuários de atendimento, exames realizados, entrevista com a família e encaminha para o Estado, que tem um prazo de até 60 dias para analisar e apresentar os resultados finais da confirmação ou não.

O órgão não informou se todos esses casos confirmados até o momento são de dengue, ou se há positivos também para zika e chikungunya. A grande preocupação, segundo especialistas, é que o pico da doença ainda não chegou ao seu ápice e a tendência é que a situação possa piorar ainda mais nos próximos dias.