Brumadinho passa a realizar testes da orelhinha e linguinha

Exames serão realizados no hospital municipal após 1 mês do nascimento

A partir do dia 31 de julho, os recém-nascidos no município de Brumadinho passam a contar com exames da linguinha e orelhinha. Os testes serão realizados no hospital municipal após 1 mês do nascimento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as crianças que nascerem no hospital, a partir desta data, já sairão com os testes agendados.

Anteriormente, os exames eram realizados em outras cidades. Os testes são garantidos por leis federais e serão realizados em parceria com o Núcleo de Neurodesenvolvimento Infantil (NUNI).

—‐———————————-
Fonte: Prefeitura de Brumadinho

Teste da Linguinha – Avaliação do Frênulo Lingual

O teste verifica alterações congênitas do chamado frênulo lingual, uma estrutura que temos dentro da boca. Existem variações e diferenças na fixação e características do frênulo entre os bebês.

Este teste é feito através de avaliação clínica, com base no protocolo emitido pelos órgãos de saúde responsáveis. O objetivo principal é alcançar a intervenção precoce para garantir que o bebê consiga alcançar a amamentação exclusiva com diversos benefícios e para que ocorra o desenvolvimento adequado da fala.

Teste da Orelhinha – Triagem Auditiva Neonatal

A audição desempenha um papel decisivo no desenvolvimento da fala e da linguagem. A detecção precoce de alterações auditivas é essencial para prevenir ou minimizar os riscos e desvios que possam interferir no desenvolvimento da criança.

A Triagem Auditiva Neonatal tem o objetivo de detectar precocemente alterações auditivas em recém-nascidos por meio das Emissões Otoacústicas, ou seja, o teste da orelhinha. O exame é de rápida realização, pode ser aplicado durante o sono fisiológico e não requer sedação.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Brumadinho