Denúncia: casos de covid-19 disparam em obras da Vale

Em 24horas, mais de 30 casos teriam sido registrados somente em uma empresa

Funcionários de uma empresa terceirizada da Vale, que não quiseram se identificar, denunciam um aumento expressivo de casos de coronavírus, essa semana, em obras da Vale, em Brumadinho.

De acordo com informações recebidas pelo Jornal Folha de Brumadinho, somente entre terça e quarta-feira desta semana, houve mais de 30 casos positivos da doença, apenas de funcionários da empresa Salum, terceirizada da Vale, que presta serviços na obra de captação de água no Rio Paraopeba.

Ainda de acordo com a denúncia, os teste não estão sendo feitos em todas as pessoas que trabalham no local e que a verificação estaria sendo feita somente em quem apresenta algum tipo de sintoma. Além disso, os funcionários disseram que as obras continuam a todo vapor.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Vale para falar sobre as denúncias. Em nota, a Vale não confirmou o surto da doença, mas informou que a testagem para Covid-19 em todos os seus empregados e terceirizados está ocorrendo normalmente. Segundo a empresa, a medida faz parte do conjunto de ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus adotadas, que incluem ainda triagem diária, uso obrigatório da máscara, medidas de distanciamento social e higienização, além da manutenção de um contingente mínimo em suas operações. Ainda de acordo com a nota, a Vale reforça ainda que segue os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Questionada sobre a situação nos canteiros de obras no município, a Prefeitura disse que ainda não recebeu nenhuma notificação do Estado, mas que já está apurando as denúncias, para verificar se há uma correlação com o aumenta significativo de casos já confirmados essa semana no município. A Prefeitura informou ainda que se houver necessidade, um novo decreto pode ser publicado, para modificar as medidas de flexibilização social em Brumadinho.

Atualização dos casos de covid-19

O boletim epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, confirmou 15 novos casos. Agora são 754 registros no município. Outros 183 casos ainda estão em investigação. Sete pessoas morreram.