Fechada em 2017, UAI é reaberta pela prefeitura faltando 6 meses para as eleições

Fechada em 2017, UAI é reaberta pela prefeitura faltando 6 meses para as eleições

A UAI que não era UAI, e agora é?

O plantão 24horas que não tinha demanda, e agora parece ter?

Tudo isso, a pouco mais de 6 meses das eleições, prefeitura reabre, mesmo que parcialmente, apenas nos finais de semana, o plantão médico na UAI Piedade.

Pois bem! Que É bom o plantão médico nos finais de semana, isso é óbvio que é. Que a volta do plantão médico no posto de saúde de Piedade do Paraopeba é bom para todos os moradores do interior de Brumadinho, isso é indiscutível.

Mas, as perguntas que ficam são: Por que só agora, às vésperas das eleições municipais? Como ficou essa população tão sofrida, carente de serviços públicos, principalmente na área da saúde, nesses últimos 3 anos?

Para quem não se lembra, a UAI Piedade, que foi dita à época que não era UAI – Unidade de Atendimento Integrado, foi fechada em 2017, logo no início da atual gestão do Prefeito Nenen da Asa. Na ocasião, o secretário municipal de saúde apresentou até uma planilha, que não era justificativa, sobre a baixa demanda da unidade, o que segundo ele custaria em média de 50 mil reais por mês para manter a unidade aberta 24 horas. E por isso, não era viável mantê-la aberta. Chegaram a dizer que o Ministério da Saúde proibi a abertura 24horas de unidades de saúde, sem ter população. Mesmo que isso fosse verdade, Lembramos que a macrorregião onde está a unidade de Piedade possui uma população de aproximadamente 10 mil pessoas.

Mesmo com várias manifestações contrárias, a atual gestão FECHOU, sem discutir com a população, o plantão médico 24 horas, 7 dias por semana, com essa alegação medíocre, para um município que recebe em média anualmente, em anos normais, mais 170 milhões de reais em arrecadação.

Durante esses anos, a população ficou a mercê de um atendimento médico precário, apenas durante o horário comercial. Muitos moradores tiveram que se deslocar até 50km, para procurar os primeiros socorros. Pacientes sendo transportados até em cima de carroceria de camionete, como publicado na época pela imprensa.

Talvez muitas mortes e ou outras complicações médicas PODERIAM TER SIDO EVITADAS, se tivéssemos tido a manutenção dos serviços 24 horas por dia, durante toda a semana.

Lembrando que posto de saúde não é buteco que abre a hora que quer e quando quer ou quando pode. Unidade de saúde foi feita pra estar aberta, para atender a hora que o povo precisar.

RECURSOS FINANCEIROS adicionais

Só para constar, em 2019, após a tragedia-crime da Vale, a Prefeitura recebeu, EXCLUSIVAMENTE para a saúde, mais de 32 milhões de reais da Vale, para compra de equipamentos, medicamentos e para a contratação de profissionais da área da saúde.