Secretaria de saúde de Brumadinho nega informações sobre gastos no combate ao COVID-19

Secretaria de saúde de Brumadinho nega informações sobre gastos no combate ao COVID-19

Uma das estruturas montadas

A falta de transparência com os gastos públicos em Brumadinho tem chamado atenção, e vários são os questionamentos sobre: valores de contratos, quem presta os serviços e como estão sendo aplicados os recursos públicos pela Prefeitura.

Há quase 15 dias pedi esclarecimento, como Conselheiro da Saúde, sobre os custos das instalações de portais, tendas de driver Thru, Hospital de Campanha, entre outros equipamentos e insumos adquiridos para combater o Coronavírus no município, mas até hoje nenhuma resposta. Os questionamentos foram feitos novamente esta semana e levados ao conhecimento do Conselho Municipal de Saúde, o qual continuo aguardando as informações.

Não sabemos ao certo de onde vem os recursos, quem presta os serviços e quanto a prefeitura gastou até o momento. A prefeitura instalou portais de forma desnecessária, quase que um próximo ao outro, em algumas regiões. Dinheiro gasto com esses equipamentos e que poderia estar sendo utilizado com medicamentos e outras coisas mais importantes na saúde.

Recursos

Estima-se que, até o final do ano, na somatória dos 4 anos da atual gestão, a prefeitura de Brumadinho terá arrecadado mais de 1 Bilhão de reais. A maior arrecadação da história, mesmo com tragédia, mesmo com crise econômica nacional e agora mundial, o que por sinal, em Brumadinho parece não se ter.

Grande parte dos recursos vem em decorrencia da tragédia-crime da Vale, o que quase dobrou a arrecadação do município em 2019, ano do crime, chegando perto dos 300 milhões de reais.

Somente em doações diretas, como medida de recuperação econômica e repasses para a saúde, para compensar os custos, em virtude do aumento da demanda no atendimento, a Vale já teria repassado mais de 200 milhões de reais. Diretamente para a saúde, o município já recebeu mais de 34 milhões de reais.

Segundo informações, desse total específico doado pela Vale, para a saúde, recentemente a mineradora teria repassados 2 milhões de reais diretamente para o combate à pandemia.