Servidores da saúde denunciam assédio moral

Ministério Público do Trabalho deve investigar o caso

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim informou nessa quarta-feira, 10, que solicitou ao Ministério Público do Trabalho uma investigação sobre várias denúncias, por parte dos servidores da saúde de Brumadinho, da prática de assédio moral. Segundo o sindicato, ofícios foram encaminhados à secretaria de saúde e foram feitas tentativas de diálogo para solucionar o problema, mas todas sem sucesso.

Diante da gravidade das denúncias, o Ministério Público do Trabalho decidiu abrir um Inquérito Civil para investigar os fatos. Se comprovadas as denúncias, um TAC – Termo de Ajuste de Conduta será proposto, entre o Município, MPT e Sindicato, além de uma ação de dano moral coletivo.

Em nota, o Sind-Saúde ressalta seu repudio a qualquer prática de assédio aos trabalhadores e sua incansável luta em defesa dos assediados. O sindicato não informou o teor das denúncias e nem o autor ou atores do assédio. Ainda de acordo com a nota, o órgão aguarda a manifestação do Ministério Público do trabalho.

Procurada pelo jornal Folha de Brumadinho, para falar sobre as denúncias, a Prefeitura disse que servidores e representantes do sindicato se reuniram com o secretário de saúde no último dia 14 de outubro e que um ofício foi encaminhado à secretaria sobre as queixas e o setor está apurando os fatos.

Questionado, o Conselho Municipal de Saúde disse que não tinha conhecimento das denúncias e que irá tomar nota da situação ocorrida.