Unidades de saúde ficam sem médico

Há pelo menos 15 dias os serviços estão prejudicados

Há quase duas semanas, as unidades de saúde de Piedade do Paraopeba, Marques e Córrego de Almas estão sem atendimento médico contínuo. Segundo apurou o Jornal Folha de Brumadinho, a única médica que atende as unidades tirou férias e durante 15 dias, as unidades estão com os serviços prejudicados. A Secretaria Municipal de Saúde não providenciou outro profissional para substituição permanente.

Os usuários relatam que não conseguem atendimento de rotina, além de dificuldades em renovar receitas, por exemplo. As unidades estão apenas com os serviços de atendimento de enfermagem, de agentes comunitários e administrativo.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para explicar a falta de médico nas unidades. Em nota, o órgão disse apenas, que durante o período de férias da médica, foram remanejados dois profissionais da área para atender duas vezes por semana os usuários da unidade de Piedade e os pontos de apoio de Marques e Córrego de Almas, às quartas e sextas-feiras.

Procuramos também o Conselho Municipal de Saúde, entidade responsável pela fiscalização do sistema. E em nota, o conselho disse ter encaminhado um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, cobrando um posicionamento e aguarda respostas.

O orçamento da Secretaria Municipal de Saúde estimado para este ano é de 80 milhões de reais. Além desses valores, o município de Brumadinho também vem recebendo da Vale, como medida reparatória aos danos causados pelo rompimento da barragem B1, na mina Córrego do Feijão, milhões de reais em insumos, equipamentos e até a contratação de profissionais de diversas áreas da saúde, para manter o pleno funcionamento dos serviços.