Ciclistas participam de homenagens às vítimas da barragem da Vale

Evento faz parte de uma série de manifestações sobre os 5 anos da tragédia que matou 272 pessoas

Promovido pela AVABRUM – Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – centenas de ciclistas participaram na manhã desse domingo, 21, do 2º Memory Day, passeio ciclístico em memória das vidas que foram ceifadas na tragédia-crime da mineradora Vale e da empresa alemã Tüv Süd, em 25 de janeiro de 2019. As atividades fazem parte das manifestações pelos 5 anos do rompimento da barragem 1, da mina Córrego do Feijão. Até hoje, ninguém foi punido e 3 pessoas ainda continuam desaparecidas em meio aos rejeitos.

“Hoje é um dia extremamente importante para a gente trazer viva a memória daqueles que nós amamos”, afirmou Andresa Rodrigues, presidente da AVABRUM e mãe de Bruno Rodrigues, morto na tragédia. A atividade, que além de parentes também contou com amigos das vítimas, foi promovida em parceria com o grupo Pedalantes Mário Campos (@pedalantesmariocampos.mtb) e apoio do projeto Legado de Brumadinho*. 

Cada ciclista recebeu uma placa com o nome de uma vítima para fixar à frente da bike. “Hoje eu levo a plaquinha do meu irmão Sandro Andrade Gonçalves. Nas horas vagas do trabalho da Vale, ele gostava muito de andar de bicicleta. Ele era um amante do esporte. Ano passado, eu até aprendi a andar nestas bicicletas para participar do 1º Memory Day. E hoje estou aqui novamente”, contou Alexandra Andrade, da diretoria da AVABRUM, que, além do irmão, perdeu o primo, Marlon Rodrigues Gonçalves na tragédia-crime da Vale.

A concentração dos ciclistas começou às 7h, na Praça das Joias, local que ganhou este nome também em homenagem às vítimas. “Joias” é como os familiares carinhosamente chamam seus entes mortos na tragédia. Também foram arrecadadas doações de kits de higiene e absorventes femininos, que serão entregues para pessoas carentes.

Após a largada, os ciclistas percorreram várias vias de Brumadinho, num percurso de 12 quilômetros. Ao final, de volta à Praça das Joias, a entrega de medalhas aos participantes foi outro momento emocionante de homenagem, com a chamada viva dos nomes das vítimas. A cada nome chamado, o público repetia “presente”, como uma afirmação de que a vítima não será esquecida.

Programação em memória às vítimas

·         Na quarta, dia 24, a Carreata por Justiça pelas ruas da cidade será seguida por um Momento de Louvor, uma reunião de fé para preparar espiritualmente os familiares para o dia 25, quinta-feira, quando a tragédia completa 5 anos.

·         No dia 25, às 11h30, no Letreiro da cidade, a associação promove um grande Ato em Memória das Vítimas.