Defesa Civil terá veículos recolhidos e ações podem ser prejudicadas

Vale alega que já repassou ao órgão municipal, cerca de 400 mil reais em equipamentos

A Defesa Civil de Brumadinho pode ter parte de suas atividades paralisadas em função do recolhimento de pelo menos 3 veículos camionetes emprestadas pela Vale. Os veículos foram cedidos ao município, por meio de Termo de Compromisso, desde o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019.

A coordenação da Defesa Civil Municipal teme que os serviços sejam prejudicados. Segundo informações repassadas ao órgão, a empresa alega que o período emergencial acabou e por isso os veículos serão recolhidos.

O que não dá para entender é que, parte das ações de reparação da empresa, sobre a tragédia cometida em Brumadinho, está indo para várias outras cidades mineiras, muitas delas sem terem sido afetadas pelo rompimento da barragem.

Recentemente a própria mineradora divulgou informações sobre a entrega de 200 camionetes, 479 computadores, entre outros equipamentos, para estruturação das Defesas Civis em municípios mineiros. Os repasses dos kits fazem parte do Acordo de Reparação Integral firmado entre Vale, Estado de Minas Gerais e instituições de justiça. O Termo de Compromisso (TC) assinado pela Vale prevê transferência de bens na ordem de R$96 milhões e integra o conjunto de ações compensatórias para o estado de Minas Gerais, em decorrência da tragédia em Brumadinho. Segundo a Vale, 479 municípios serão contemplados com os kits.

O Jornal Folha de Brumadinho procurou a Vale para falar sobre o assunto. Em nota, a empresa disse que, desde o rompimento da barragem, a instituição oferece suporte para a Defesa Civil e demais órgãos de segurança em Brumadinho. A pedido da corporação, foram cedidos veículos em caráter emergencial. O empréstimo foi encerrado, conforme comunicado por ofício prévio.

Além do apoio imediato, a Vale firmou Termos de Compromisso e Doação para contribuir para a estruturação da Defesa Civil nas esferas estaduais e municipais. Para Brumadinho, conforme Termo de Doação, foram adquiridos equipamentos de proteção e resgate, à escolha da corporação. As doações foram concluídas no início deste ano e somam R$400 mil. Por fim, a Vale ressaltou que segue comprometida com a reparação integral dos impactos causados pelo rompimento nos municípios e comunidades atingidas.

Procuramos também a Prefeitura de Brumadinho para falar sobre a desestruturação da Defesa Civil Municipal, e em nota, o Executivo Municipal disse apenas que tentou negociar com a Vale, mas não conseguiu. A Prefeitura disse ainda que aguarda o Estado repassar um dos veículos repassados pela Vale. Nós tentamos falar também com o governo de Minas, mas não conseguimos contato.