Duas barragens são retiradas do risco de rompimento

A Agência Nacional de Mineração atestou a estabilidade e segurança das barragens Capim Branco e Menezes II

A ANM – Agência Nacional de Mineração atestou na última quarta-feira, 31, a estabilidade e segurança das barragens Capim Branco, na Mina da Jangada, e Menezes II, na Mina Córrego do Feijão, localizadas em Brumadinho. Com as Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) positivas, as duas barrgens foram retiradas do nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Isso significa que as duas barrgens saíram do risco de rompimento.

A alteração foi registrada pela Vale no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM) da ANM. As condições das estruturas foram consideradas adequadas pelo Engenheiro de Registro (EoR) – boa prática recomendada pela Mining Association of Canada e pelo Canadian Dam Association – após a adoção de medidas de segurança, que visam a dar maior confiabilidade e qualidade ao processo contínuo de acompanhamento e revisão de segurança das barragens.

De acordo com a Vale, as duas estruturas seguem sendo monitoradas e vistoriadas por auditores independentes. Ainda segundo a empresa, atualmente não há estrutura geotécnica em nível de alerta nas minas de Córrego do Feijão e Jangada. As medidas mais rígidas no sistema de fiscalização de barragens passou a vigorar em 2019, após o rompimento da barragem B1, na mina Córrego do Feijão, que matou 272 e deixou um rastro de destruição social e ambiental em Brumadinho.

Imagem: Divulgação/Vale