Finados: Familiares das vítimas visitam local da tragédia da Vale

Ação fez parte das homenagens no dia dos mortos. Após a celebração, rosas brancas foram deixadas na área

A visita foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 2, dia de Finados e fez parte das homenagens às 272 vidas perdidas durante o rompimento da barragem B1 da Vale, em Córrego do Feijão, ocorrido em 2019. Essa foi a primeira vez que muitos dos familiares tiveram no local.

Do alto do Mirante foi possível visualizar todo o campo onde a lama percorreu e onde estão concentradas as buscas pelas 4 vítimas desaparecidas.

Após cânticos, orações e a chamada dos nomes das joias, Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, conduziu a celebração, e uma rosa branca foi entregue a cada familiar. Em um consenso, todos optaram em não levar as rosas para casa, mas em “plantá-las” nos bancos de minério que lá ainda estão, com vista para a barragem B1, que se rompeu.

Para Maria Regina da Silva, integrante da diretoria da AVABRUM, o momento foi, inicialmente, bastante doloroso, mas trouxe um sentimento de paz e de emoção pelo compartilhamento de sentimentos e mostra de força.

“Eu sempre tive muito medo e sei o quão frágil isso é. O intuito deste ato é dar a mão, reagir, ir a lugares que nunca pensávamos em ir. Chegar ao Mirante é estar bem próximo às nossas joias, e fazermos essa celebração é um ato de força. Sentir o parente próximo é muito forte. É muito bom”, disse. Dona Regina – que perdeu sua filha Priscila na tragédia-crime.

Segundo ela, a Associação busca amparar os familiares para que todos se sintam unidos, compartilhando força e buscando justiça e paz. “Buscamos ter esse cuidado com o familiar. O importante é a AVABRUM procurar trazer os familiares não somente para a luta, mas para esses momentos de paz, de cuidado, de compartilhamento de sentimento e de ajuda. Estamos muito juntos nessa”.

A cerimônia também foi um clamor pelo encontro das 4 vítimas ainda não localizadas, acalentando seus parentes que ainda não têm um lugar para fazer uma oração e levar uma flor. Ao final, foram soltos balões em homenagem às vítimas e os nomes das 4 joias ainda não encontradas – Cristiane Antunes Campos, Nathalia de Oliveira Porto Araújo, Tiago Tadeu Mendes da Silva e Maria de Lurdes da Costa Bueno – foram chamados e aplaudidos.

Fotos: AVABRUM