Programa Valorizar: inscrições prorrogadas até dia 19

Lançado em Brumadinho em 2018, o programa já investiu mais de R$ 2 milhões em 36 projetos locais

Foi prorrogado o período de inscrições para a edição 2021 do Programa Valorizar. Organizações sociais de Brumadinho interessadas em participar podem preencher o formulário até 19 de setembro. A iniciativa da Vale, que também é desenvolvida em Barão de Cocais e Santa Bárbara, tem como objetivo reconhecer e impulsionar projetos que impactam a realidade das comunidades locais.

“As organizações sociais têm um papel fundamental na melhoria de vida das comunidades. Para isso, elas precisam ser fortalecidas e entender seus direitos. E o Valorizar vem no sentido de contribuir com o incremento do capital humano e social”, explica a analista da Gerência de Fomento Econômico, Fernanda Victório.

Com duração de aproximadamente um ano, cada edição do programa é dividida em quatro etapas. Primeiro, as organizações inscritas participam de capacitações para a elaboração e o refinamento de seus projetos. Em seguida, apresentam suas propostas em uma das categorias previstas no edital. As quatro melhores iniciativas de cada categoria são premiadas com recursos financeiros e recebem assistência técnica para sua viabilização.

Lançado em Brumadinho em 2018, o programa já investiu mais de R$ 2 milhões em 36 projetos locais. Somente em 2020, 52 organizações participaram na primeira etapa do programa no município. Mais de 100 pessoas foram capacitadas, o que resultou em 42 projetos apresentados no edital. Desses, 30 foram premiados em uma das nove categorias do programa. Com o apoio financeiro e as consultorias, as organizações beneficiadas vêm conseguindo se fortalecer e aplicar soluções que otimizam os projetos sociais.

As inscrições para o Programa Valorizar 2021 podem ser feitas pelo site: www.vale.com

A Guarda de Córrego Ferreira, em Brumadinho, foi uma das vencedoras do Programa Valorizar 2020 (Foto: Divulgação Vale).