Território-Parque começa a se tornar realidade em Córrego do Feijão

Terceira parte da praça é aberta e comunidade já pode usufruir de mirante, bosque e pérgula

Brincar de pega-pega e conversar no banco da praça. Essas são atividades que os moradores de Córrego do Feijão puderam voltar a fazer nos últimos meses com a abertura das áreas do bosque e da pérgula. Na última semana, o mirante também foi aberto ao público e passa a ser mais uma área de lazer para os moradores. 

Os três espaços fazem parte da nova Praça Central que está sendo construída dentro do projeto Território-Parque, como forma de reparação pelo rompimento da barragem B1, em 2019. O projeto prevê espaços de convivência como bosque, trilhas, mirante e campo de futebol.

Além disso, haverá um Mercado Comunitário e um Centro de Cultura e Artesanato, que estão em fase final de acabamento. Neles, funcionarão negócios locais, que vêm recebendo consultoria e recursos para se profissionalizarem. A gestão será feita pela própria comunidade que, desde julho de 2021, participa de oficinas de capacitação para gestão sustentável desses espaços. 

O objetivo do projeto é resgatar o vínculo da população com o território e contribuir para uma nova dinâmica na economia, diminuindo a dependência da mineração. Além de um destino turístico, o Território-Parque pretende aliar a melhoria da qualidade de vida à geração de emprego e renda.