Em virtude do coronavírus, Festival de Inverno está suspenso

Festival se concentra em frente à Igreja Nossa Senhora de Piedade, no distrito de Piedade do Paraopeba

Festival se concentra em frente à Igreja Nossa Senhora de Piedade, no distrito de Piedade do Paraopeba - Fonte: em.com.br

Evento que aconteceria em julho deste ano, em Piedade do Paraopeba, foi adiado e sem nova data prevista

Desde 2016, o Distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, sediava um dos eventos mais charmosos da região. O Festival de Inverno atraia milhares de pessoas todos os anos, com diversas apresentações culturais, shows, barracas de artesanato e de gastronomia, com comidas típicas da região.

Realizado sempre no mês de julho, durante o inverno, o evento este ano foi adiado, em função da pandemia, que atinge o mundo inteiro. De acordo com os coordenadores, ainda não há uma data definida ou nem mesmo a certeza de que o evento seja promovido em 2020.

 O objetivo do Festival de Inverno, além de levar entretenimento aos moradores e turistas, é também resgatar a história cultural e gastronômica do município de Brumadinho, além de promover a retomada do desenvolvimento turístico da região, principalmente nas comunidades rurais, depois da tragédia da Vale.

O evento

O Festival tem um formato multicultural, bem diversificado, com diversas atrações culturais e musicais, que vão desde a música clássica, passando pela MPB, Pagode, Samba, Sertanejo, até ritmos do Pop, Rock e Eletôninca, visando atender todos os públicos. O evento oferece um espaço gastronômico, com comidas típicas da região, como quitandas, doces, caldos, tropeiro, entre outras delícias da gastronomia mineira, além das famosas bebidas artesanais, como por exemplo, cachaças produzidas na região. O artesanato é outra grande atração do festival. São diversas formas artísticas: cerâmicas, palhas, pinturas em tela, fibras de bananeiras, biscuis, papéis, bambus, entre outros materiais recicláveis, usados na confecção dos objetos. O Festival é importante fonte de geração de renda para muitas famílias.