Turismo registra aumento de faturamento, após rompimento de barragem e em meio à pandemia

A recuperação do setor é graças ao Projeto para o Fortalecimento e Competitividade, uma parceria da Vale e executada pela Turismo 360

Ressurgindo das cinzas. É assim que muitos empresários do setor turístico de Brumadinho e região estão se sentindo. Bem não tinham recuperado das perdas provocadas pelo rompimento da barragem da Vale, ocorrido em janeiro de 2019, um ano depois, o setor enfrentou um novo baque, com a paralisação das atividades, provocada pela pandemia.

Mas, apesar da crise econômica que assolou novamente o setor turístico, inclusive também no cenário nacional no último ano, registrando queda de 36,7% segundo o IBGE, 50 empreendimentos dos municípios de Brumadinho, Igarapé, Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas driblaram as dificuldades e aumentaram em quase 5% seu faturamento médio e em 18% seus postos de trabalho. Os bons resultados têm uma explicação: esses empreendimentos participaram do Projeto para o Fortalecimento e Competitividade do Setor Privado do Turismo, desenvolvido pelo Circuito Turístico Veredas do Paraopeba em parceria com a Vale e executado pela Turismo 360. 

Durante quase um ano, três agências de turismo receptivo, 15 empresas de alimentos e bebidas, um guia de turismo, 21 meios de hospedagem e dez produtores associados ao turismo – selecionados por meio de edital público – receberam assistência técnica em diferentes áreas de gestão, além de consultoria em marketing e mídias sociais e apoio para o desenho de experiências turísticas inovadoras. “Um dos principais objetivos da Vale com esse projeto foi capacitar empresários do trade turístico local, porque sabemos da importância da atividade turística como geradora de emprego e renda nos municípios. Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento econômico das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Brumadinho”, analisa a responsável técnica do projeto, Daniele Teixeira. 

Brumadinho conta com rampas naturais com boa inclinação para a prática do voo livre. Foto: Tom Alves  

O método de trabalho adotado pelo projeto incluiu o entendimento do contexto regional e da realidade individual dos empreendimentos, a construção de planos de intervenções, em conjunto com os empresários, além de assessorias customizadas e entregas concretas, como material promocional e banco de imagens.

Com vistas a aumentar o ticket médio das empresas e o tempo de estadia dos visitantes nos municípios, os consultores do projeto desenharam, junto com os empresários, dez roteiros turísticos de experiência. “Esses roteiros têm o propósito de diversificar a oferta turística da região como um todo, considerando as singularidades de cada empresa. Com isso, aumentamos as possibilidades de retenção do turista por mais tempo e geramos mais renda”, explica Jannyne Barbosa, coordenadora geral do projeto pela Turismo 360.

Um dos principais pontos de trabalhado durante o projeto foi o de comunicação e mercado. Todos os empresários receberam materiais promocionais de seus negócios, além de consultorias para a melhora de seu posicionamento de marca e presença na Internet. “Conseguimos melhorar bastante o desempenho dos empreendimentos nas mídias sociais. Somando os seguidores de todas as empresas, registramos um aumento de 407% em relação ao ano anterior, passando de 190 mil para 968 mil seguidores”, analisa Jannyne.

Foram 4,1 mil horas de consultoria, dez roteiros criados, 1250 fotos profissionais tiradas e 190 pessoas envolvidas nas capacitações coletivas, contribuindo assim para a melhoria dos serviços, o aprimoramento da gestão e o fortalecimento da imagem da região como destino turístico competitivo. 

Para Érica Maia, gestora do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, a melhora das relações entre os empreendimentos é também fruto do projeto. “As evoluções foram percebidas dentro de cada empresa, mas também fora. O fortalecimento das relações entre os empresários contribuiu para a dinamização do turismo na região como um todo”.

Roteiros de experiência: novas formas de explorar os destinos

Brumadinho

• Arte e Inhotim – outros olhares

Foto: Tom Alves  

A Pousada Villa Rica oferece aos visitantes três dias de imersão no mundo da arte, com visitas ao Inhotim, galerias de arte e ateliês de artistas regionais, além da participação em uma oficina de pintura em cerâmica.
Duração da experiência: 3 dias
Pousada Villa Rica
Site: www.villaricapousada.com.br

• Mundo mágico dos picolés

Foto: Tom Alves  

Durante uma visita à minifábrica de picolés artesanais do Empório Caipira, o visitante é convidado a produzir e customizar seu próprio picolé.
Duração da experiência: 2 horas
Picolé Artesanal Empório Caipira
Contato: (31) 99956 8572

• Retiro energético 4 elementos

Foto: Tom Alves  

No Espaço Viverde, o visitante faz uma imersão na natureza, com atividades de relaxamento e terapias holísticas, como energização com cristais, aromaterapia, mantras, exercícios respiratórios, chás, e Yoga.
Duração da experiência: 2 dias
Espaço Viverde
Contato: 31 99294 0484 / 31 99981 0344

Agroecologia pedagógica

Foto: Tom Alves

O Projeto Pastorinhas convida o visitante a conhecer a vida no campo e a produção agroecológica desenvolvida por um grupo de 20 famílias. São oferecidas atividades como caminhada na mata, visita a plantações e à agrofloresta, além de refeições preparadas com alimentos cultivados no local.
Duração da experiência: 8 horas.
Projeto Pastorinhas
Contato: (37) 99973 6406
www.aspastorinhas.com.br

• Iniciação à arte: Cerâmicas com Memórias

Foto: Tom Alves

No Ateliê Saracura Três Potes, o visitante pode vivenciar duas das etapas de produção da cerâmica – a modelagem em argila e a pintura com tintas naturais.
Duração da experiência: 2 horas
Ateliê Saracura Três Potes
www.saracuratrespotes.com

Fonte: Assessoria de imprensa/ Vale