Turismo: seminário divulga dados inéditos do setor

Evento acontece entre os dias 4 e 6 de outubro

A partir da próxima semana, o trade turístico de Brumadinho contará com uma ferramenta importante para a profissionalização e o desenvolvimento da atividade na região. Dados inéditos gerados pela Pesquisa de Demanda Turística Brumadinho 2021 serão divulgados durante a abertura do Seminário de Governança Turística, realizado pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra. O primeiro dia do evento contará ainda com uma apresentação do músico Márcio Nagô e uma mesa redonda. Para participar, basta acessar o link https://youtu.be/j1D09CtWZDU no dia 4 de outubro, às 18h30.

De acordo com Bárbara Oliveira, do Instituto Rede Terra, a Pesquisa de Demanda Turística de Brumadinho 2021 responde a uma necessidade histórica do território por mais qualificação dos dados setoriais da região. Ele explica que, para alcançar o resultado esperado, foi realizada uma extensa coleta de dados em diferentes pontos turísticos do município. “Foi fundamental o apoio de atores locais, como a Secretaria de Cultura e Turismo de Brumadinho, o Instituto Inhotim, empresários e condomínios do entorno. As parcerias envolveram desde o processo de planejamento, com a definição dos pontos de coleta, do questionário e da equipe de entrevistadores em campo, até o suporte com a infraestrutura dos Centros de Atendimento ao Turista de Casa Branca e Piedade do Paraopeba”, detalha.

Entre os dados gerados, estão informações como faixa etária, origem, renda, gasto médio e tempo de permanência do turista no município. “Esse detalhamento de perfil é inédito e fundamental para uma melhor compreensão da demanda turística local”, explica Daniele Teixeira, analista de Turismo da Diretoria de Reparação da Vale. “Com essas informações em mãos, conseguimos analisar as contribuições e impactos econômicos do turismo em Brumadinho e, a partir daí, traçar planos de ação mais eficazes para ao fortalecimento da atividade na região”, completa.

Festival se concentra em frente à Igreja Nossa Senhora de Piedade, no distrito de Piedade do Paraopeba
Igreja Nossa Senhora de Piedade – Distrito de Piedade do Paraopeba

 Novos rumos para o Turismo de Brumadinho

A pesquisa e o Seminário de Governança integram as ações do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. Prevista para ser concluída em 2023, a iniciativa da Vale e do Instituto Rede Terra busca contribuir para o desenvolvimento econômico do município e para a geração de mais empregos e renda para os moradores.

Criado a partir do diálogo com a Associação de Turismo de Brumadinho e região (ATBR), do Plano Integrado ao Turismo (PIAT) e de oficinas com grupos de apoio ao turismo, o programa atua por meio de cinco projetos estruturantes que contemplam o fortalecimento da governança turística do território, a diversificação da oferta turística local, a ampliação de mecanismos de financiamento na área, a estruturação de um calendário de eventos do setor e o fortalecimento do turismo rural e de base comunitária.

“O turismo já é uma atividade significativa em Brumadinho, mas apresenta grande potencial de crescimento. O seu fortalecimento, e a consequente diversificação da oferta e da demanda turística, constitui-se como uma efetiva possibilidade econômica para a superação da minério-dependência na região”, explica Bárbara.

Seminário Governança Turística Brumadinho

Programação de abertura Segunda-feira – 04/10

18h30 – Abertura:
Apresentação musical com Márcio Nagô

Mesa de Abertura:
Gleuza Josué – Gerente Executiva de Reparação da Vale
Marcos Paulo Amabis – Secretário de Cultura e Turismo de Brumadinho
Elaine Castro – Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR)

19h – Apresentação da Pesquisa de Demanda Turística Brumadinho 2021
Representante da Diretoria de Reparação da Vale
Representante do Instituto Rede Terra

Debatedores:
Thiago Beraldo – Equipe de Coordenação técnica da pesquisa
Nicole Facuri – Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo – Ministério do Turismo

Moderação:
Larissa Resende – IGR Circuito Veredas do Paraopeba

Participe ao vivo do evento no canal Turismo Sustentável em Brumadinho no Youtube https://youtu.be/j1D09CtWZDU

** Nos dias 5 e 6 de outubro serão realizadas oficinas sobre Eventos Turísticos e Governança, para residentes em Brumadinho. A abertura da Oficina de Eventos Turísticos, no dia 05/10, será feita pelo Grupo Batucabrum e a abertura da Oficina de Governança Turística, no dia 06/10, pelo grupo Negro por Negro.