Deputado Leleco Pimentel visita matriz de Piedade, em diligência sobre obras de restauração

No próximo domingo, 3, uma missa será celebrada na igreja, onde também paroquianos discutirão a retomada das obras

Moradores de Piedade do Paraopeba, juntamente com o Pároco Padre Cláudio receberam na manhã desta quinta-feira, 29, o deputado estadual Leleco Pimentel, do PT, que realizou uma visita à igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Leleco Pimentel presidiu a audiência pública, de autoria do deputado estadual João Vitor Xavier, realizada em 18 de julho do ano passado, na Assembleia Legislativa, onde foi debatida a retomada das obras de restauração da igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, localizada no distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho. A visita faz parte das diligências após as discussões no legislativo mineiro, em virtude da paralisação do processo de restauração do templo.

Igreja Nossa Senhora da Piedade – datada de 1713

Leleco Pimentel ressaltou a importância da participação e acompanhamento da comunidade nas tomadas de decisões sobre o processo de restauração. “Estamos acompanhando desde julho do ano passado, junto com a comunidade, após a audiência pública realizada na assembleia, o processo de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Nossa vinda aqui hoje é uma diligência, conforme combinamos com a comunidade. E ela tem um caráter de fiscalização. É preciso que a comunidade participe inteiramente, se envolva neste processo de restauração. Já são 6 anos desse trabalho de reforma, dos quais há pelo menos 2 anos esta obra está parada. Queremos entender todo esse processo, principalmente cobrar transparência do que foi feito até agora e do que ainda está por ser finalizado” destacou.

O deputado firmou seu compromisso junto à comunidade para a preservação do maior símbolo do patrimônio cultural e religioso de Brumadinho. “Vemos aqui que muito ainda preciso ser feito. Apesar das intervenções já concluídas sobre a estrutura da igreja, os elementos artísticos ainda não foram intervencionados. Isso tem impedido a comunidade de fazer suas orações, suas festividades, de vivenciar novamente esta igreja, que é tão importante para a cultura e história de Brumadinho. Então, temos muitos questionamentos. Questionamentos da ordem dos recursos que já foram gastos e que demonstrem de fato a transparência do dinheiro público investido neste templo. A comunidade não pode esperar mais tanto tempo para ter de volta aquilo que é de direito”, afirma.

Leleco explicou ainda que está em conversa com o deputado estadual João Vitor Xavier, que solicitou a audiência, para aprovação do projeto de Lei, que declara como patrimônio histórico, cultural, religioso, turístico, paisagístico e social, de natureza material e imaterial de Minas Gerais, a tricentenária igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade. Uma reunião deve ser realizada nos próximos dias para o andamento do projeto de Lei.

No próximo domingo, 3 de março, uma missa será celebrada na igreja, onde paroquianos discutirão a retomada das obras. A prefeitura de Brumadinho havia mencionado no ano passado, o aporte de mais 2 milhões de reais para a conclusão da obra. Mas, a própria gestão não informou de onde sairia esse valor. Além disso, o Ministério Público também informou a disponibilização de verba para a finalização da restauração, mas que o valor dependeria do projeto de conclusão da última etapa, que deveria ser apresentado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Segundo a própria prefeitura, a obra de restauração já consumiu aproximadamente 3,5 milhões de reais.