Projeto Retrato inicia oficinas de fotografia

Jovens de Brumadinho, Congonhas e Ouro Branco estão sendo contemplados

Tiveram início, no dia 1º de junho, as oficinas de fotografia do projeto RETRATO. Em sua primeira edição, a iniciativa, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai beneficiar 30 jovens das cidades de Brumadinho, Congonhas e Ouro Branco, selecionados em convocatória pública. O objetivo é contribuir para reafirmação do saber e da cultura tradicional pela ótica da própria comunidade, através de registros fotográficos.

“O projeto recebeu 79 inscritos, superando as expectativas iniciais e evidenciando o grande interesse das pessoas das comunidades, de diversas faixas etárias e gêneros, em aprender e demonstrar suas habilidades e potencialidades através da lente de uma câmera de celular”, afirma Zeca Santos, produtor do projeto.

As oficinas do projeto são totalmente gratuitas e acontecem, durante todo o mês de junho, em formato virtual. Em julho, os encontros serão presenciais e os alunos terão a oportunidade de praticar, sob a coordenação e orientação do instrutor Marcelo Auge, os conhecimentos adquiridos nos encontros anteriores. O produto das oficinas será transformado em intervenções artísticas urbanas expostas em formato de lambe-lambe, em vias ou espaços públicos de grande circulação das cidades participantes e também em uma exposição virtual disponível plataforma digital do projeto.

Durante as ações do projeto, as lentes das câmeras dos celulares são utilizadas para registros fotográficos, instigando nos participantes o saber artístico e profissional e a utilização de suas vivências, histórias e cultura como matéria prima para o fortalecimento de suas identidades e vínculos com a comunidade.

O projeto Retrato (Pronac 212551) é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Horus Planejamento e Gestão, Ministério da Cultura e Governo Federal.