Brumadinho se despede da fundadora da ONG Abrace a Serra da Moeda

Apaixonada pela natureza, Cristina Vignolo era uma das maiores defensoras do meio ambiente

Foi sepultada na tarde de sábado, 24, em Piedade do Paraopeba, a presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, Cristina Vignolo. Nascida na Argentina e formada em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, Cristina Vignolo veio para o Brasil, durante a ditadura em seu país.

Apaixonada pela natureza, ela escolheu Brumadinho como sua terra e aqui fundou em 2008 a ONG Abrace a Serra da Moeda, uma das maiores entidades de defesa do meio ambiente de Minas Gerais.

Cristina sempre foi participativa nas questões comunitárias e defensora da encosta da Serra da Moeda, onde promovia há 14 anos, o Abraço simbólico a Serra da Moeda, um dos eventos mais importantes de proteção ambiental, onde está o Monumento Natural Mãe d’água, que abastece parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Cristina lutava contra o câncer de pâncreas desde 2019 e faleceu ontem, no hospital Felicio Rocho, em Belo Horizonte, onde estava internada. Várias entidades representativas e autoridades lamentaram a morte da ambientalista. Ela deixa 3 filhas e um legado de luta em prol do meio ambiente.

Imagem: arquivo/família