Caminhões de minério insistem transitar pelo centro histórico de Piedade do Paraopeba

Desde 2013, um Decreto Municipal proíbe o tráfego de caminhões pesados e de grande porte na região

Mesmo com o Decreto Municipal 325, em vigor desde 16 de dezembro de 2013, que proíbe o tráfego de caminhões pesados e de grande porte em Piedade do Paraopeba, motoristas insistem em passar pelo centro histórico do distrito.

Imagens registradas nesta sexta-feira, 26, mostram diversos veículos pesados circulando tranquilamente pelas ruas da localidade. O decreto tem como objetivo proteger o patrimônio histórico e cultural de Piedade do Paraopeba dentro do perímetro urbano. Mas, a legislação vem sendo descumprida por caminhoneiros, mesmo após a colocação de placas de sinalização na região.

A norma estabelece autorização especial para a circulação apenas de veículos da prefeitura e para aqueles que prestam serviços de utilidade pública, desde que não haja rota alternativa. Para isso, o condutor precisa estar de posse de uma autorização de tráfego, fornecida pela SETRANSB – Serviço de Trânsito de Brumadinho.

O jornal Folha de Brumadinho entrou em contato com o Setransb. Em nota, o órgão informou que vai comunicar a Polícia Militar para identificar a empresa e os motoristas que estão descumprindo a lei.

Foto: Pe. Gustavo Tadeu