Forte chuva causa interdição da BR-040, altura do km 562, em Alphaville

Alagamento provocou um longo congestionamento por mais de 1hora e meia, no sentido Rio de Janeiro

A reportagem do jornal Folha de Brumadinho passava pelo local e acompanhou o drama dos motoristas que transitavam pelo trecho e ficaram parados na BR-040, no sentido Rio de Janeiro, região de Alphaville. O sistema de drenagem da rede pluvial entupiu depois de um forte temporal e a água tomou conta da pista por mais de 1 hora e meia. Um veículo ficou no meio do alagamento. Não houve registro de feridos. O local é o mesmo, onde em 2022, um dique da mineradora Vallourec se rompeu.

A Vallourec emitiu uma nota na noite desta terça-feira, em que esclarece que o alagamento na BR-040, na da data de hoje, 23 de janeiro, não tem relação com as operações da Mina Pau Branco. A Empresa reforça ainda que a estrutura do Dique Lisa permanece íntegra, sem anomalias e não está classificada em nenhum nível de emergência.

Uma avaliação mais criteriosa deve ser feita no local pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para saber as causa do alagamento. A suspeita é que uma tromba d’água atingiu a região e a rede pluvial não suportou o volume de chuva. Também não está descartado a movimentação de sedimentos da mina Pau Branco.