Medidas sanitárias são prorrogadas até 18 de abril

A Prefeitura de Brumadinho publicou nesta sexta-feira, 9, um novo Decreto em que prorroga até o dia 18 de abril, as restrições sanitárias, em virtude da pandemia de covid-19. O Decreto Nº 81 mantém as limitações do funcionamento do comércio e diversos outros serviços no município, inclusive os considerados essenciais.

Bares, feiras, ambulantes, igrejas e templos de qualquer natureza estão proibidos de funcionar. Já, borracharias, açougues, mercearias, oficinas mecânicas e auto-peças, serralheria, construção civil, depósitos de materiais de construção e elétrica, chaveiros, Lojas de venda, manutenção e serviços de Internet/TI e telefonia, comércio de artigos para alimentação animal e pets, postos de combustíveis e distribuidoras de gás, além de escritórios de contabilidade e advocacia poderão funcionar de segunda-feira a sábado, de 12h às 18h.

Farmácias, unidades hospitalares, clínicas e consultórios médicos e de dentistas, além de serviços de transporte como, táxi, motoboy, prestadores de transporte de aplicativos e ônibus podem funcionar sem restrições de dias e horários.

Comércio de cosméticos e perfumarias, restaurantes e lanchonetes, lojas de roupas, calçados e assessórios, de decoração, móveis, eletroeletrônicos, auto escolas, agências de veículos e lojas de artesanatos podem abrir de segunda a sábado, de 12h às 18h. As academias abrem de 6h às 10h e 18h às 22h, com limitação de 6 pessoas por hora. Salões de beleza e barbearias abrem de 8h às 18h, com no máximo de 3 pessoas, de segunda a sábado.

Os supermercados e padarias funcionarão de segunda a sábado, de 8h às 22h. A comercialização de bebidas alcoólicas só pode ser feita por meio de delivery. E os estabelecimentos devem cumprir com as medidas sanitárias impostas como, obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social e a disponibilização de álcool gel na entrada para os clientes. Quem descumprir as regras sanitárias, pode ter o alvará de funcionamento suspenso.