Moradores de Brumadinho recebem água suja

Enquanto isso, Copasa recebe obra milionária para enviar água para a região metropolitana

Moradores do Distrito de São José do Paraopeba denunciam a falta de qualidade da água que recebem diariamente em suas casas. Vídeos divulgados mostram o descaso e a água suja saindo nas torneiras. Segundo os relatos, isso tem sido com frequência. Periodicamente o jornal Folha de Brumadinho recebe imagens de moradores de diversas comunidades do interior do município, relatando as péssimas condições da água que chega em suas residências.

Em dezembro do ano passado, o Jornal Folha de Brumadinho trouxe denúncias sobre a situação da falta de gestão com os recursos hídricos no município. Na comunidade do Córrego do Barro, moradores registraram a água barrenta que recebiam diariamente em suas residências. No Tejuco, a situação também era a mesma coisa.

O abastecimento de água é um problema antigo no município e já virou tema de audiências públicas, matérias jornalísticas nos principais veículos de imprensa, além de denúncias no Ministério Público. Enquanto isso, a Vale realiza uma obra para a Copasa, orçada em mais de 400 milhões de reais, para garantir água para a região metropolitana de Belo Horizonte. O acordo para a realização desta obra envolve Vale, governos e instituições de Justiça.

A gigantesca obra está sendo feita para substituir a antiga captação de água do Rio Paraopeba, que foi totalmente danificada pelo rompimento da barragem em 2019. A nova captação está sendo feita na região da Ponte das Almorreimas. Cerca de 35% da água que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte sai da região de Brumadinho.

Pelo contrato estabelecido entre a Prefeitura e a Copasa, em 2008, a empresa já deveria estar realizando o abastecimento total e o tratamento do esgoto em várias localidades do município, todos os distritos, inclusive São José do Paraopeba. Mas, nesses mais de 12 anos de contrato, pouco ou quase nada foi feito no município pela companhia.

Em nota, a Prefeitura informou que nessa terça-feira, 22 de junho, foi feita a limpeza da rede na comunidade e que o sistema de abastecimento de água voltou a normalidade.

Imagem: Vaninha, moradora de São José do Paraopeba