Moradores relatam problemas com a Copasa. Ao invés de água, empresa entrega AR

Não é de hoje que os brumadinhenses tem se queixado do péssimo serviço prestado pela Copasa em Brumadinho. A empresa vem desrespeitando as normas contratuais com município há anos. Em 2008, a Prefeitura e a empresa firmaram um contrato que estabelecia uma série de regras até 2014, entre elas, ampliação do abastecimento de água em várias localidades do município, incluindo todos os distritos e bairros, além de 100% do tratamento de esgoto.

O não cumprimento do contrato pela empresa, tem gerado uma conta muito alta para Brumadinho. Segundo um levantamento feito pela gestão passada, em 2015, o município estaria tendo um gasto de aproximadamente 500 mil reais por mês, com custeio de manutenção e ampliação das redes de distribuição, perfuração e manutenção de poços artesianos, energia, funcionários, tratamento de água, análises e com caminhões pipa.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Meio ambiente aplicou uma multa de 2,5 milhões de reais devido ao lançamento de esgoto sanitário sem tratamento nos rios. A empresa recorreu da decisão e até hoje a multa não foi paga. Em 2015, durante visita às obras do novo sistema de captação de água no Rio Paraopeba, o ex-governador Fernando Pimentel garantiu investimentos da ordem de 10,4 milhões de reais. De lá pra cá, poucas foram as intervenções feitas no município.

Além da frequente falta de água em vários bairros de Brumadinho, a empresa continua jogando o esgoto nos rios e cobrando da população o tratamento do esgoto. Semana passada, moradores voltaram a denunciar o descaso da empresa. Vídeos publicados nas redes sociais mostram que a Copasa está entregando AR, ao invés de água. Os moradores relatam também que a conta tem dobrado de valor, já que a pressão do ar aumenta a velocidade do marcador do hidrômetro.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a empresa que disse em nota, que uma equipe técnica será enviada ao Bairro Brumado, na cidade de Brumadinho, para avaliar a situação. A Companhia esclarece ainda que o equipamento conhecido como “eliminador de ar” poderá ser instalado à pedido do cliente, conforme Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a empresa, o Procon Estadual e o Movimento das Donas de Casa.

Os consumidores que se sentem lesados pela empresa devem procurar o serviço de ouvidoria da empresa e fazer a contestação da conta. Se não houver uma solução é recomendado que o consumidor procure as instituições de justiça.

Imagem cedida pelo morador João Paulo Braga

Ouvidoria Copasa: 115
Procon da Câmara Municipal: 3571-9625

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