PM promete intensificar fiscalização

Decreto Municipal proíbe a circulação de caminhões de grande porte em Piedade do Paraopeba

A Polícia Militar anunciou nesta quarta-feira, 9, que irá intensificar a fiscalização para impedir a circulação de caminhões de grande porte na região do Distrito de Piedade do Paraopeba.

Está em vigor desde 16 de dezembro de 2013, o Decreto Municipal 325, publicado pelo então prefeito Antônio Brandão, que proíbe o tráfego de caminhões pesados e de grande porte na localidade. O documento tem como objetivo proteger o patrimônio histórico e cultural de Piedade do Paraopeba dentro do perímetro urbano. Mas, a legislação vinha sendo descumprida por caminhoneiros, mesmo após a colocação de placas de sinalização na região.

A norma estabelece autorização especial para a circulação apenas de veículos da prefeitura e para aqueles que prestam serviços de utilidade pública, desde que não haja rota alternativa. Para isso, o condutor precisa estar de posse de uma autorização de tráfego, fornecida pela SETRANSB – Serviço de Trânsito de Brumadinho.

Segundo a Polícia Militar, a operação visa o cumprimento do Decreto e a conservação do patrimônio histórico local. Quem descumprir as normas pode ser multado em até 130 reais, além de perder 4 pontos na carteira de motorista. A orientação dos militares é que, quem não tiver essa autorização especial e necessita usar a rota, que procure o órgão responsável para a devida regularização.

Essa semana, o jornal Folha de Brumadinho publicou uma matéria sobre os danos causados nas estradas do município, com o aumento do fluxo de veículos de grande porte, desde a tragédia da Vale, em 2019. Buracos, afundamento de pista e rachaduras no asfalto viraram rotina para quem transita todos os dias pelas vias. Motoristas apontam o excesso de carga como a principal causa pelo surgimento dos problemas nas pistas.

A prefeitura não retornou aos questionamentos feitos sobre a fiscalização das vias.