Usuários cobram retorno de linhas e horários do transporte público

A situação piorou depois do início da pandemia e não retomou a normalidade após medidas de flexibilização

Os usuários do transporte público de Brumadinho lutam diariamente contra os péssimos serviços prestados pela empresa Turilessa/Saritur. Segundo eles, a situação piorou depois do início da pandemia, quando a empresa acabou e ou diminuiu diversos horários e itinerários no município. A alegação para a redução dos serviços era o baixo número de passageiros durante as medidas de restrições impostas pelo município, em que apenas serviços essenciais podiam funcionar.

Mas, na medida em que a cidade retomava sua rotina e avançava com a flexibilização e reabertura do comércio e outros serviços, o transporte público permanecia com o quadro de horários reduzidos. Além do alto valor da passagem, que é R$ 6,20, moradores alegam que são pouquíssimos horários durante o dia e aos finais de semana algumas comunidades sequer têm o transporte público. A situação é pior nas comunidades quilombolas. Pelo menos 16 localidades na região sofrem com a falta de ônibus.

Olízia Braga, moradora do Quilombo de Ribeirão fala das dificuldades da população local em se locomover. “As pessoas estão perdendo a oportunidade de emprego. Os moradores da região não conseguem cuidar da própria saúde, como por exemplo, ir numa consulta médica especializada, fazer exames, pois os horários destes serviços geralmente são bem cedo e as pessoas chegam atrasadas nos compromissos. Além disso, elas não podem exercer outra atividade de lazer no final de semana como, fazer uma compra, visitar um parente ou amigo, porque não tem horários alternativos ou as vezes não tem horário nenhum”, explicou.

Uma petição foi criada essa semana, com um abaixo-assinado, cobrando medidas urgentes na melhoria do transporte público no munícipio. A autora da ação, Lorraine Matias, ressalta a necessidade do retorno dos horários de determinadas rotas e a ampliação dos serviços no município. “Não justifica mais a redução dos horários, uma vez que todos voltaram à sua rotina. Então precisamos que a empresa cumpra os horários estabelecidos. Afinal, pagamos por um serviço caro e na hora que necessitamos dos ônibus, não temos” afirma Lorraine.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a prefeitura para falar sobre a fiscalização e o cumprimento do contrato dos serviços de transporte público no município. Em nota, o órgão disse que os coletivos já estão operando com normalidade desde o dia 3 de fevereiro, tanto na sede quanto nas comunidades do interior, exceto a linha que liga Brumadinho à Toca, devido aos problemas da estrada da região. Ainda segundo a prefeitura, as linhas estão operando com os respectivos horários de antes da pandemia, conforme estabelece o contrato.

Procurada, a empresa Turilessa/Saritur disse que está retomando os horários de acordo com a demanda, que se mantém bem abaixo do que era antes da pandemia. A nota diz ainda, que a empresa tem se esforçado para atender a população da melhor forma possível, mesmo com a baixa demanda e as péssimas condições das estradas. E para que haja alterações no atendimento, a empresa disse que é necessário equilíbrio financeiro urgente do contrato.

Quem quiser assinar a petição, é só acessar o link abaixo: https://chng.it/V7gc4Rwk