Incendiário de Brumadinho é identificado

Segundo vizinhos, essa não seria a primeira vez que ele pratica esse tipo de crime

Depois de matéria publicada pela Folha de Brumadinho, que teve mais 2 mil e 600 compartilhamentos pelo Facebook, mais de 160 mil pessoas alcançadas e uma gigantesca repercussão nas redes sociais, após denúncias, homem que ateou fogo em vegetação em um bairro de Brumadinho é identificado.

De acordo com informações obtidas pelo jornal Folha de Brumadinho, o suspeito é morador da cidade e teria 45 anos. Por motivos de segurança, o nome dele não será revelado.

O fato ocorreu por volta das 5 horas e 42 minutos da tarde do último domingo, dia 20, no bairro de Lourdes, próximo ao centro de Brumadinho. As imagens de um circuito interno de segurança flagraram o momento exato quando ele sai com um cachorro de sua casa, que fica numa rua ao lado e coloca fogo na vegetação. Segundo vizinhos, essa não é a primeira vez que ele pratica esse tipo de crime.

O ato desumano chamou atenção e viralisou na internet, causando revolta entre os moradores de Brumadinho e de várias outras cidades, além de entidades ambientais.

O coordenador da ONG Carcará de Casa Branca, Ronnie Gibson, uma das entidades mais ativas no combate à incêndios na região de Brumadinho comentou sobre o caso.”Hoje em dia tudo é monitorado e observado. Atentos aos avanços na comunicação e novas tecnologias, surgiu a RNBV (Rede Nacional de Brigadas Voluntárias), que nada mais é do que a união de várias equipes com profissionais e Voluntários de todo o país, reunidos com a intenção de aprimorar os meios de detecção e fomento às equipes voluntárias ou não em cada município. Outra coisa importante é o apoio da população. Através das denúncias, temos uma resposta rápida e uma punição à esse tipo de crime, disse Ronnie.

Nós procuramos a Defesa Cívil Municipal e o órgão disse que registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Brumadinho e espera uma investigação e punição do culpado. A delegacia de Brumadinho não falou sobre o caso.

Colocar fogo em terrenos baldios ou em propriedades particulares, pode ser considerada como um ato criminoso, enquadrado no art. 54 da Lei 9.605, o qual prevê penas de 1 a 4 anos e multa.

O alívio da natureza

Depois de dias de estiagem, a tão esperada chuva chegou e deu uma aliviada no clima seco dos últimos dias e uma trégua nas queimadas na região. Mas, especialistas alertam. O período crítico ainda permanece até o final de outubro, já que a vegetação ainda está muito seca.