Sem fiscalização, caminhões de minério transitam livremente por Piedade do Paraopeba

Desde 2013, o Decreto Municipal 325 proíbe o tráfego de caminhões pesados e de grande porte no distrito

Não importa se é durante o dia ou pelas madrugadas. Não importa se tem decreto nem placas gigantes espalhadas sobre a proibição de tráfego na região do Distrito de Piedade do Paraopeba. A precária fiscalização e a omissão do poder público colaboram para que motoristas e empresas descumpram as leis e transitem normalmente pelo centro histórico.

O trânsito de veículos pesados colocam em risco a igreja Matriz Tricentenária de Nossa Senhora da Piedade, que está em processo de restauração, além de casarões antigos na localidade.

Desde 2013, o Decreto Municipal 325 proíbe o tráfego de caminhões pesados e de grande porte no distrito. O decreto tem como objetivo proteger o patrimônio histórico e cultural dentro do perímetro urbano. Mas, a legislação vem sendo descumprida por caminhoneiros, mesmo após a colocação de placas de sinalização na região.

A norma estabelece ainda uma autorização especial para a circulação apenas de veículos da prefeitura e para aqueles que prestam serviços de utilidade pública, desde que não haja rota alternativa. Para isso, o condutor precisa estar de posse de uma autorização de tráfego, fornecida pelo SETRANSB – Serviço de Trânsito de Brumadinho.

No último 26 de janeiro, o jornal Folha de Brumadinho havia mostrado imagens de flagrantes feitos, onde diversos veículos pesados circulavam tranquilamente pelas ruas da localidade. Na ocasião, a reportagem entrou em contato com o Setransb. Em nota, o órgão informou que iria comunicar à Polícia Militar para identificar a empresa e os motoristas que estavam descumprindo a lei.

Mas, nesta quarta-feira, 7, novos flagrantes da circulação dos veículos pesados foram registrados no distrito. Segundo os moradores, a situação é rotineira, principalmente durante a madrugada.

Procurado, o Setransb ainda não respondeu aos questionamentos.

Fotos: Pe. Gustavo Tadeu