Arrecadação milionária, pós-tragédia Vale, eleva Índice Firjan de Gestão Fiscal

Receita saltou de uma média de 180 milhões de reais anuais, para mais de 500 milhões, conforme previsto para 2023

O aumento expressivo da arrecadação de Brumadinho, após a tragédia da Vale, ocorrida em janeiro de 2019, elevou o Índice Firjan de Gestão Fiscal. Recentemente, a prefeitura de Brumadinho divulgou informações sobre o levantamento feito pelo IFGF, em que comemora a classificação do município em 1º lugar, no ranking das cidades mineiras e brasileiras. Mas, a colocação é obtida graças ao aumento virtuoso da arrecadação.

Desde o rompimento da barragem B1 da Vale, o município de Brumadinho viu sua arrecadação saltar de uma média de 180 milhões de reais anuais, para mais de 500 milhões, conforme previsto para 2023. Isso significa quase 3 vezes mais dinheiro nos cofres públicos do município.

O IFGF avalia as contas dos municípios brasileiros através dos indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. A pontuação do índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município.

Avaliação

O indicador “Autonomia” analisa as receitas do município e os custos para manter a estrutura administrativa da prefeitura e da Câmara de Vereadores. 

Já o indicador “Gastos com Pessoal” avalia quanto o município gasta com o pagamento dos servidores, em relação ao total de sua Receita Corrente Líquida. 

O indicador “Liquidez” verifica se a prefeitura está pagando suas contas em dia e se não há adiantamento de despesas para o ano seguinte, sem a cobertura de caixa.

E por fim, “Investimentos”, que mede a receita total do município transformada em obras de infraestrutura e qualidade de vida da população local.