Projeto Mulheres em rede promoverá o desenvolvimento sustentável para artesãs

Programa busca o desenvolvimento pessoal, profissional e social de moradoras de Piedade do Paraopeba, por meio da criação de uma cooperativa de artesãs

A inspiração e matéria-prima para a capacitação em artesanato é patrimônio natural e cultural da região de Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho-MG. Esse é o norte do projeto “Mulheres em Rede”, contemplado pela Plataforma Semente no último mês de julho.

O projeto será coordenado pelo SESI/MG e irá capacitar gratuitamente, no município de Piedade do Paraopeba, 80 mulheres em técnicas artesanais de bordado, macramê e pintura em tecido. Contará também com formação sobre economia criativa, empreendedorismo, cooperativismo e formalização de negócios e com a orientação para transformar os produtos artesanais em fontes de renda sustentáveis e solidárias através da criação de uma cooperativa de mulheres artesãs, que oferecerá qualificação ao ofício e ao próprio empreendedorismo, buscando aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das participantes. Além disso, a ideia é promover a valorização do patrimônio histórico e natural da região de Paraopeba, contribuindo para o turismo sustentável e diversificação econômica.

As participantes deverão ter entre 16 e 65 anos, com ensino fundamental completo, pertencentes às classes C, D e E, moradoras do distrito de Piedade do Paraopeba ou comunidades adjacentes de Brumadinho. Se você tem interesse em atuar de modo cooperativo com o mercado de artesanato e transformar seus produtos artesanais em uma excelente fonte de renda, não perca tempo! Garanta já a sua vaga.

Inscreva-se através do link https://forms.office.com/r/JcWnHAp17w